PUBLICIDADE

Congresso debate soluções para combater narcotráfico na fronteira de MT

PUBLICIDADE

Coibir as ações do narcotráfico na fronteira seca brasileira. Este é um dos assuntos que serão discutidos nesta quinta-feira, às 10 horas, durante uma audiência pública na Comissão de Segurança, na Câmara dos Deputados. Os parlamentares, juntamente com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Exército e da Polícia Federal (PF), irão discutir soluções para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e a entrada de produtos contrabandeados no Brasil por via terrestre.

Para o deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que conduzirá a audiência, toda a extensão da fronteira seca mato-grossense precisa ser monitorada constantemente por terra e ar. Porém, para atuar com mais rigor e eficiência, a PRF e o Grupo Especial de Fronteira do Estado (Gefron) precisam de mais investimentos. “Uma das medidas que defendemos é a aquisição de um helicóptero. Estamos articulando junto aos ministérios da Justiça e Defesa e à Superintendência Geral da PRF, uma aeronave para Mato Grosso”, afirmou o parlamentar.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, as regiões de fronteira em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Paraná, são os locais preferidos de organizações criminosas, como o narcotráfico, que aproveitam a deficiente fiscalização para chegar a outros países, como a Bolívia, e trocar carros roubados no Brasil por drogas e armas.

A fronteira mato-grossense é também uma das principais rotas do tráfico de drogas no país. O Estado é campeão na apreensão de pasta-base e cocaína. Para Valtenir Pereira, a vulnerabilidade da fronteira contribui de modo considerável para a elevação das estatísticas criminais, além de risco à segurança nacional. “A droga que entra no país pela nossa fronteira, será vendida em diversos estados, principalmente na região sudeste”.

Além dos parlamentares integrantes da Comissão de Segurança Pública, participarão da audiência o diretor da PRF, Hélio Cardoso Derenne, o superintendente da PRF de Mato Grosso, Clarindo Ferreira da Silva, o superintendente PRF de Mato Grosso do Sul, Valter Aparecido Favarro, o superintendente da PRF de Rondônia, Silas Paulino a superintendente da PRF do Paraná, Maria Alice do Nascimento Souza, o Comandante do Exército Brasileiro, General Luiz Edmundo Maia de Carvalho, e o Diretor da Seção de Combate ao Crime Organizado da Policia Federal, Roberto Ciciliati Troncon Filho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE