PUBLICIDADE

Confirmada construção da Casa de Saúde no Nortão

PUBLICIDADE

A Casa de Saúde Indígena (Casai) de Guarantã do Norte (240 quilômetros de Sinop) deve ser construída ainda este ano, para atender cerca de 800 índios de cinco aldeias da etnia Panará. O deputado Pedro Satélite (PSD) confirmou a liberação de recurso (valor não confirmado), a partir de reunião com o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, no Ministério da Saúde. Até a construção ficar pronta será alugado um prédio para abrigar a unidade de saúde.

O parlamentar também confirmou liberação de recursos no valor de R$ 300 mil, para a construção imediata de um posto de saúde na aldeia Nassepotiti, também em Guarantã. “Nestes locais eles contam com interpretes e profissionais qualificados. Com isso garantimos um atendimento mais humanizado aos nossos irmãos índios.”, disse Satélite.

Ainda na capital federal, o deputado se reuniu com secretário executivo do Ministério da Pesca, Atila Maia da Rocha, que também confirmou a iberação de maquinários para a construção de tanques para a criação de peixes na região. “A piscicultura é uma das alternativas para fortalecer a economia regional. O secretário nos garantiu a liberação de um trator de esteira e uma retroescavadeira para o consórcio Portal da Amazônia, são maquinários imprescindíveis para alavancar a piscicultura no Vale do Peixoto, não tenho dúvida disso”.

Participaram das audiências, a prefeita de Guarantã, Sandra Martins, os vereadores Dedé, Adão e Zilmar presidente do Legislativo Municipal e o Cacique Sikiã da etnia Panará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE