O ciclo de 11 conferências regionais da Juventude começa nesta terça-feira nos pólos de Alta Floresta e Cáceres e representam uma oportunidade para troca de experiências entre jovens e agentes públicos e vai servir de de base para a organização da 2ª Conferência Estadual e Nacional da Juventude. Em Sinop e Pontes e Lacerda será dia 16, em Sorriso dia 17, Tangará da Serra dia 20, Rondonópolis dia 21, Primavera do Leste dia 22, Juína e Barra do Garças no dia 28 e em Juara dia 29.
Equipes do governo e demais lideranças vão estar reunidas com pessoas entre 16 e 29 anos, que estão convidadas a participar das conferências, com jovens de diferentes segmentos sociais, entre eles representantes das zonas rural e urbana, além de indígenas e quilombolas.
O governo pretende discutir assuntos que possam criar políticas públicas, com foco em quatro eixos estruturantes: o Desenvolvimento Integral da Juventude, por meio da educação, trabalho, cultura e empreededorismo; a Qualidade de Vida, com o levantamento de questões ligadas ao meio ambiente, saúde e esporte e lazer; a Vida Segura, que contempla a prevenção e segurança dos jovens e o desenvolvimento social; e a Cidadania, buscando a valorização da diversidade, dos respeitos aos direitos humanos, das necessidades especiais e do protagonismo e organização Juvenil.
"As discussões regionais serão o pontapé inicial para o levantamento das realidades dos diversos municípios de Mato Grosso. Por isso, precisamos contar com o apoio dos jovens de cada uma das cidades que compõe os 11 polos do Estado, numa forma eleger os representantes locais e levar os anseios deste público para as discussões em âmbito estadual e nacional", disse, através da assessoria, o presidente do Comitê Intersetorial de Políticas para Juventude de Mato Grosso, Phellipe Jacob.