Após meses de espera, a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que acidentalmente caiu no dia 1º de janeiro deste ano, foi restaurada e entregue com previsão de ser entronizada e abençoada no próximo dia 1º na celebração da Santa Missa, às 9h, na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. O arcebispo, Dom Mário Antonio e o vigário geral da arquidiocese de Cuiabá, padre Deusdedit Monge, conduzirão a celebração. “É uma alegria poder apresentar para nossa comunidade católica a imagem restaurada do Senhor Bom Jesus”, disse o sacerdote.
O talentoso artesão João Paulo explicou que a a imagem sagrada passou por um processo de revitalização que durou cinco meses. Além dele, o experiente marceneiro, Luiz, auxiliou na realização do trabalho. “Eu considero o senhor Luiz o melhor marceneiro de Cuiabá. Ele é especialista em móveis sacros, altares e trabalha principalmente com madeiras nobres” e “foi crucial na reconstrução dessas partes de madeira. Depois, eu entrei com o acabamento, que é uma parte na qual invisto muito tempo e cuidado. Uma imagem mal acabada é uma imagem feia,” explica João. A restauração enfrentou desafios significativos, especialmente com a cabeça da imagem, que estava quebrada em vários pedaços, muitos dos quais perdidos.
João dedicou entre quatro a seis horas diárias ao projeto, totalizando cerca de 20 dias apenas na pintura da imagem. Ele enfatiza a importância de um acabamento perfeito antes da pintura, para garantir uma superfície lisa e nivelada, especialmente no rosto da imagem. “Hoje, a imagem parece nova, e nem se nota que um dia esteve quebrada”.
O arcebispo de Cuiabá, Dom Mário, destacou a importância de celebrar, com a comunidade, esse momento tão aguardado. “O povo de Cuiabá agora pode apreciar a imagem do Senhor Bom Jesus, restaurada, em todo o seu esplendor. Por isso, marcamos a cerimônia para o Tempo da Criação, no primeiro dia do mês de setembro, que também vamos celebrar, até o dia 4 de outubro”.
A informação é da assessoria da Arquidiocese de Cuiabá.