A concessionária Nova Rota do Oeste informou que a reconstrução do pavimento da Rodovia dos Imigrantes, trecho de 28 km da BR-070 que contorna Cuiabá e Várzea Grande, está 100% concluída. As obras tiveram início após a troca de controle acionário em 4 de maio, com a assinatura da ordem de serviço de R$ 22,6 milhões pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
Mais de 11 mil veículos percorrem diariamente esse segmento. Segundo a concessionária, a recuperação ocorreu do km 495,5, em Cuiabá, ao km 524, em Várzea Grande. Na região foram realizados dois tipos de recuperação, a funcional (em 23,5 quilômetros) e a estrutural (em 4,5 quilômetros). Por se tratar de um trecho muito movimentado, com a confluência do tráfego local com o de carga, as frentes de recuperação trabalharam no período noturno, das 19h às 4h.
A recuperação funcional é voltada para a restauração da camada superior do pavimento. A solução foi aplicada nos segmentos menos danificados, mas que precisavam ser preparados para o período chuvoso. Já a recuperação estrutural abrange as camadas mais profundas, incluindo base e sub-base, com recapeamento em CBUQ. Essa medida foi destinada aos pontos com danos intensos provocados pelo stress do pavimento em decorrência do tráfego.
Conforme a empresa, a última recuperação no trecho havia sido feita em 2017.