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Concessionária registra cinco mil ocorrências em 30 dias na BR-163

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Em um mês de operações na BR-163, entre Sinop e a divisa com Mato Grosso do Sul, a Concessionária Rota do Oeste registrou e atendeu 4.828 ocorrências. Entre elas, panes mecânicas em veículos e retirada de objetos da pista foram as que tiveram maior participação. Os acidentes somaram 288, dos quais 114 com vítimas. Os trabalhos iniciados em 20 de setembro incluem socorro médico e mecânico, inspeção de tráfego, caminhões pipa e de apreensão de animais, monitoramento de pista e bases instaladas a cada 47 quilômetros.

Os serviços operacionais fazem parte dos trabalhos oferecidos pela Rota do Oeste nos próximos 30 anos, prazo de vigência do contrato de concessão da rodovia. A empresa também é responsável pela duplicação de 450 quilômetros nos trechos entre a divisa com Mato Grosso do Sul e Rondonópolis, do contorno de Cuiabá e entre Diamantino, na região do Posto Gil, e Sinop. As obras no segmento compreendido entre Rondonópolis e Posto Gil são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), mas os serviços de atendimento da concessionária também são realizados neste trecho.

Após 38 anos de sua inauguração em Mato Grosso, esta é a primeira vez que a BR-163 disponibiliza este tipo de serviço ao usuário. O diretor de operações, Fábio Abritta, afirma que os trabalhos da Concessionária atendem uma demanda das comunidades que integram a rodovia, bem como de todos que a utilizam. “Havia uma lacuna a ser preenchida nesta que é uma das mais importantes rodovias para o escoamento da produção no país. Assim como as obras para duplicação, recuperação e manutenção, os serviços operacionais vão viabilizar a transformação da BR-163”.

A transformação citada por Abritta é referente a redução de até 30% no número de vítimas fatais decorrentes de acidentes na rodovia. Segundo o diretor, a duplicação e as operações vão dar segurança para quem trafega. “Tanto os benefícios que obra trará, quanto os atendimentos realizados, como o socorro aos veículos com pane mecânica, o resgate médico, o combate a incêndios nas margens da BR, entre outros, irão possibilitar a redução no número de pessoas que perdem a vida”.

Cerca de 500 pessoas trabalham nas operações da rodovia, sendo 280 contratados diretamente e 216 de forma indireta. Os atendimentos são realizados a partir do Centro Controle Operacional (CCO), localizado em Cuiabá, responsável fazer a gestão dos recursos para o atendimento ao usuário. A solicitação do serviço pode feito pelo próprio usuário por meio do 0800 065 0163 ou por inspetores de tráfego, que ao identificar algum incidente comunicam o CCO.

Para o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, Arthur Nogueira, o atendimento prestado pela Concessionária desonera os trabalhos da PRF, possibilitando assim uma maior dedicação do efetivo na fiscalização do tráfego. “Com o apoio da Rota do Oeste, os policiais não precisam mais atender ocorrências para limpeza de pista, por exemplo, e assim conseguimos dar mais atenção para o trânsito nas rodovias”. 

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