O feriado prolongado de 7 de setembro foi considerado tranquilo nos trechos sob responsabilidade da Rota do Oeste, nas BRs-163/364/070 em Mato Grosso. Entre a meia noite do dia 4 até às 23h59 do dia 7, 38 acidentes foram registrados no trecho de 850 quilômetros, todos sem vítimas fatais. Ao todo, a concessionária registrou no período 504 atendimentos mecânicos e 127 socorros médicos.
Dos 38 acidentes registrados, 25 foram sem vítimas e 13 com vítimas. Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas e 72 foram socorridas pela equipe de atendimento pré-hospitalar, mas foram consideradas ilesas. Em geral, os acidentes foram sem gravidade.
A viagem durante o feriado foi marcada pelo início da operação das praças de pedágio na BR-163. Oito, das nove unidades da rodovia, entraram em funcionamento no domingo (6). Apesar da novidade, a necessidade de parar nas praças não causou impacto relevante na fluidez do tráfego. Em todas as unidades o fluxo de veículos foi tranquilo.
O gerente de arrecadação da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, explica que a única praça que registrou alguns momentos de movimento mais intenso foi a praça de Santo Antônio de Leverger, na saída sul de Cuiabá. “Esta é primeira rodovia federal pedagiada no Estado, portanto é natural que os usuários levem alguns dias até se habituarem com os locais de parada e com o pagamento. Mas mesmo a cobrança tendo surpreendido algumas pessoas, em nenhum momento houve filas significativas ou demora no atendimento”.
Para atender a demanda, na praça de Santo Antônio de Leverger, todas as cabines manuais estavam em funcionamento, além das pistas automáticas para o pagamento eletrônico. A concessionária construiu as praças com capacidade para atender 240 veículos por hora nas pistas manuais e 800 veículos por hora nas automáticas.