Visando a segurança dos usuários e a agilidade dos trabalhos de manutenção e recuperação da BR-364, no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, a concessionária reforçou o trabalho com mais uma equipe que atuará na recuperação emergencial da rodovia, totalizando duas frentes de obras e cerca de 30 operários. Outra novidade é que todos os trabalhos, neste trecho, incluindo o reparo localizado de defeitos no pavimento, acontecem à noite, entre às 19h e às 4h30. O novo planejamento entra em prática hoje.
Atualmente, as equipes atuam entre os quilômetros 211 e 260, identificado como o segmento mais crítico da rodovia e que passa pelos municípios de Juscimeira, São Pedro da Cipa e pelo Distrito de Santa Elvira. Entre outubro e novembro do ano passado, o trabalho foi focado no trecho entre Cuiabá e a Serra de São Vicente. Em dezembro, a concessionária iniciou os reparos emergenciais entre a Serra e Rondonópolis.
A empresa atua com recuperação emergencial neste trecho entre Cuiabá e Rondonópolis desde outubro, após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A ação, segundo a determinação da Agência, tem duração de nove meses e compreende trabalhos de recuperação emergencial, sinalização e manutenção do trecho de 174 quilômetros entre Rondonópolis e Cuiabá, com exceção da Serra de São Vicente.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) continua sendo responsável pelas obras de recuperação especial (profunda) e duplicação deste segmento, assim como permanece a respondendo legalmente pelo trecho – ou seja, não houve o repasse para a concessão. A partir de 6 de julho de 2016 o DNIT deverá reassumir a responsabilidade de conservação e manutenção, como no período anterior a outubro de 2015.
A gerencia de Obras da Rota do Oeste aponta que a concentração dos trabalhos no período da noite deve impactar na fluidez da rodovia no período diurno, quando há maior fluxo de veículos. A Concessionária também deve fazer reparos profundos em alguns pontos do segmento. "Pela deterioração do pavimento em alguns pontos, não há como recuperar a camada asfáltica e temos de refazê-la".
Para garantir a segurança nos locais de obras, serão usados como sinalização torres de iluminação, leds de iluminação vermelha, placas reflexivas e Painéis de Mensagem Variável (PMV). A operação “pare e siga” será feita liberando os veículos a cada 15 minutos por sentido.
Na sequência, os reparos seguem para o trecho entre os quilômetros 310 e 295 da BR-364, entre Jaciara e a Serra de São Vicente. A Concessionária orienta os usuários a redobrarem a atenção ao trafegarem nestes trechos, inclusive durante o dia, já que o movimento tende a aumentar com o início do escoamento da safra de grãos em Mato Grosso a partir de fevereiro.