PUBLICIDADE

Concessionária pede cautela com fogos de artifício próximo à rede elétrica em MT

PUBLICIDADE

As viradas de ano, tradicionalmente, são comemoradas com muita festa e fogos de artifício. Alguns cuidados são muito importantes para celebrar a chegada do próximo ano em segurança quando o assunto é rede elétrica. É essencial evitar improviso na fiação da decoração, remendos mal feitos, fogos de artifício próximo à rede elétrica e excesso de eletrodomésticos em uma mesma tomada.

O coordenador de Segurança do Trabalho da Energisa, Heitor Galdino, ressalta que os cuidados neste período de festas devem ser redobrados pois, com o clima de celebração, os riscos aumentam por falta de atenção. “Energia elétrica é algo sério e devemos tomar todo cuidado possível”, destaca Heitor.

Heitor conta que há casos de pessoas que fazem a decoração com instalações elétricas improvisadas, colocando vidas em risco. Em caso de reparos, somente os materiais apropriados devem ser usados – jamais substituir a fita isolante, por exemplo, por fitas adesivas comuns, fita crepe ou dupla face. “Use sempre, não importa o quanto custe, o material correto. Se for preciso usar fita, o reparo deve ser feito com a isolante, que é apropriada para o uso com eletricidade”, explica o engenheiro. O ideal é sempre contratar um eletricista capacitado.

Os fogos de artifício merecem atenção especial. Além dos cuidados para evitar que a manipulação errada dos fogos cause acidentes pessoais, é preciso também escolher bem o local onde serão acesos. É fundamental manter distância da rede de distribuição de energia e nunca soltar os fogos na direção de postes e condutores, para evitar acidentes e falta de energia por causa do rompimento dos fios. Aliás, que tal aproveitar o ano novo para abandonar o hábito de soltar fogos? Além de perigosos, eles trazem um desconforto enorme para crianças, animais, pessoas enfermas ou que, por qualquer razão, não estejam participando das comemorações.

Heitor lembra que também não se deve jogar nada nos fios, para evitar acidentes, e alerta para o bom uso das tomadas: não importa o tamanho da comemoração, elas não devem ser sobrecarregadas com o uso de benjamins, ‘tês’ ou filtros de linha com várias entradas. Lembre-se: é a sua segurança e das pessoas que estão dividindo este momento especial com você. Geladeira, freezer, ventilador, ar-condicionado, luzes, fornos elétricos, micro-ondas, televisões, computadores, entre outros, devem ser distribuídos pelo local corretamente. Se for preciso, escolha o que realmente precisa ficar ligado e tire da tomada os equipamentos que não for usar.

Segundo Heitor, itens como os benjamins devem ser utilizados com cautela e temporariamente, somente em casos de grande necessidade e com equipamentos de baixa potência. O mau uso desses dispositivos pode causar curto-circuito ou incêndios. Sem contar que, ligar diversos aparelhos ao mesmo tempo pode causar quedas de energia ou aumento no consumo.

O coordenador também destaca a importância de seguir corretamente as leis de trânsito e, se beber, não dirigir, para evitar acidentes. Caso ocorra uma colisão com poste e houver fios energizados caídos na rua, é necessário ligar para o 0800 64 64 196 e informar a emergência. Ninguém além da equipe da Energisa que estiver atendendo a ocorrência deve mexer nestes fios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre aos 74 anos fotógrafo mato-grossense Marcos Vergueiro

Mato Grosso se despede do talentoso, competente e dedicado...

Casos de dengue em Nova Mutum tem grande aumento e comitê prepara medidas

O comitê de enfrentamento a dengue analisou a situação...
PUBLICIDADE