A empresa iniciou, hoje, uma campanha educativa sobre o transporte de cargas na BR-163 em Mato Grosso. A partir da instalação de uma balança móvel no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Rondonópolis, os operadores da concessionária vão aferir o peso de carretas e orientar os motoristas sobre os limites de carga permitidos pela legislação de trânsito, penalidades para quem infringe a lei e riscos que o excesso de peso pode trazer para a segurança dos usuários.
Paralelamente aos trabalhos educativos, a PRF dá continuidade à fiscalização do transporte de cargas por meio da conferência das notas fiscais dos produtos e da capacidade dos veículos. Sendo assim, apesar das balanças não estarem atuando como ferramenta oficial de pesagem, a PRF mantém os trabalhos de autuação.
A balança também vai operar, de forma alternada, no posto de Cuiabá. Um segundo equipamento será instalado no posto da PRF de Sorriso. A campanha educativa antecede a instalação dos postos fixos de pesagem que serão construídos em pontos da BR-163 e BR-364 em Mato Grosso. De acordo com o diretor de Operações, Fábio Abritta, a intenção é primeiro orientar os usuários e, partir da entrega das balanças definitivas, iniciar a fiscalização.
A concessionária vai instalar e operar três balanças ao longo dos 850 quilômetros sob concessão. Para 2016, estão previstas as construções dos postos de pesagem de Rondonópolis (km 109 da BR-163), Rosário Oeste (km 548 da BR-364) e Posto Gil (582 da BR-364). As autuações, quando necessárias, continuam a ser geradas pela Polícia Rodoviária Federal.
As novas balanças seguirão os padrões indicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), garantindo mais segurança aos usuários e fluidez ao tráfego. Primeiramente será feita uma pré-pesagem sem que haja necessidade de parada. Caso a balança aponte a possibilidade de excesso de peso, os operadores irão orientar o condutor a parar no posto para uma segunda medição. O modelo já é utilizado nas demais rodovias concedidas do país.
O excesso de peso no transporte de cargas causa prejuízos nas estruturas de pontes e viadutos das rodovias, nas condições do pavimento, aos veículos e, principalmente, trazem riscos à segurança dos usuários.
Abritta explica que a estrutura e composição do pavimento é calculada com base no peso que ele terá que suportar por eixo em um determinado espaço de tempo. Assim, caso a rodovia seja submetida a um peso maior do que para o qual ela foi projetada, o tempo de vida útil é reduzido.
Fábio Abritta ainda explica que os prejuízos também atingem a estrutura do veículo. “Transportando mais peso do que ele foi fabricado para suportar, o carro vai apresentar problemas mecânicos e estruturais, além de ter o desempenho comprometido com relação à velocidade média, consumo de combustível e eficiência dos freios”.
Por último, Abritta destaca que quanto maior o peso da carga transportada, maior o impacto em caso de colisão.