A concessionária responsável pelo fornecimento da energia elétrica emitiu, há pouco, um alerta de temporais para várias regiões de Mato Grosso. De acordo com o serviço de monitoramento contratado pela empresa e que observa dados captados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de tempestades, com risco de ventos, raios e cheias para todas as regiões de Mato Grosso.
“A empresa está em alerta e mobilizada para realizar ações de urgência em caso de crise e impactos na rede elétrica. Também pede o apoio da população neste momento, evitando situações de risco, como o uso de equipamentos elétricos durante a incidência de descargas, que podem gerar sérios acidentes. E em caso de algum dano a rede, nunca chegar perto dos fios, acionando a empresa pelos canais de atendimento”, afirmou a concessionária.
Segundo a empresa, a situação é mais crítica no Sul do Estado, onde um forte temporal afetou o fornecimento de 5 mil imóveis em Rondonópolis. A região já tinha sido impactada ontem. A previsão é de retorno do abastecimento nas próximas horas.
“Essa região sofreu bastante em virtude dos problemas das chuvas, só que agora pode novamente repetir esse cenário. Eu destaco que a empresa está concentrada ao máximo em um plano de contingência para restabelecer o mais rápido possível”, informou o coordenador de operação da concessionária, Paulo Teixeira.
Em Sinop, todas as equipes estão em alerta, mas não há ocorrências relevantes. Em Diamantino, apesar dos estragos gerados pela chuva, apenas 25 unidades consumidoras estão sem energia neste momento. O problema foi gerado por enchentes na região e equipes já estão fazendo o atendimento. Nos dois municípios as equipes estão enfrentando atoleiros e trechos ainda alagados, principalmente em zonas rurais, o que aumenta o tempo de resposta dos atendimentos, segundo a empresa.
“Na região de Sinop, temos menos incidência de raios, entretanto, há bastante chuva ao longo do dia. Isso tem comprometido o acesso das nossas equipes até as localidades. Mesmo assim, a empresa está também em regime contingência para restabelecer o mais rápido possível”, afirmou Paulo.
Em Nova Maringá, no Médio-Norte, equipes estão se deslocando neste momento para recolocar postes que foram atingidos pela erosão causada por fortes chuvas. Trechos de estrada viraram rios, criando um grande rastro com até dois metros de profundidade. Segundo a concessionária, para que os reparos sejam feitos, haverá a necessidade de desligamento da rede que atende a cidade e o distrito de Brianorte. A meta é realizar o serviço no menor tempo possível, com conclusão ainda nesta quinta-feira.
Já na capital, um temporal também atingiu, agora à tarde, os bairros Jardim Imperial, Recanto dos Pássaros, Tijucal e Jardim Universitário. No total, 5 mil unidades foram afetadas, mas o serviço já está sendo normalizado.
Em Sinop, conforme Só Notícias já informou, a forte chuva que começou por volta das 5 horas desta quinta-feira, provocou alagamentos em vários pontos da cidade. Várias ruas e avenidas — no centro e nos bairros próximos ao quadrilátero central — ficaram tomadas pela enxurrada.
Na rua João Pedro Moreira de Carvalho, uma viatura do Corpo de Bombeiros acabou caindo na vala de escoamento de água, por volta das 8 horas nesta manhã. Uma equipe dos Bombeiros que passava pelo local prestou atendimento e retirou o militar que estava no veículo. A equipe da concessionária da rodovia também participou do resgate.