Com 130 pessoas e 87 máquinas atuando em seis frentes de obras, a Rota do Oeste dará início, na segunda-feira (15), ao plano emergencial de recuperação do trecho da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá. Os trabalhos terão início após a assinatura de um termo aditivo ao contrato de concessão da rodovia, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que permite a ação da concessionária na conservação do trecho, suficientes para garantir melhores condições de tráfego e segurança.
A partir desta segunda-feira, além das obras emergenciais, a empresa também fará a recomposição do pavimento, com a retirada da camada superior do asfalto deteriorado e aplicação de microrrevestimento, ou seja, de uma nova malha asfáltica.
“Neste período do ano, quando as chuvas são mais intensas, os trabalhos profundos são inviáveis. Por isso vamos intensificar a atuação a partir de agora, após a oficialização da transferência e quando os intervalos entre as precipitações começam a ser maiores”, explica o diretor-presidente da concessionária, Paulo Meira Lins.
Os trabalhos de recomposição, por exigirem mais tempo e mais máquinas na pista, serão realizados no período noturno, por duas equipes. Durante o dia, outras quatro frentes dão continuidade as obras emergenciais. Esta divisão das tarefas também tem o objetivo de reduzir os impactos no fluxo de veículos na região, intensificado nesta época do ano devido ao escoamento da safra.
Como grande parte deste trecho é de pista simples, a realização de obras sobre o pavimento requer a interdição parcial da via e consequentemente operação da “Pare e Siga”, que consiste na liberação de tráfego alternada para cada sentido, isso é, quando libera o fluxo para uma das pistas, fecha para a outra. Toda sinalização, diurna e noturna, será feita conforme os manuais de segurança de obras em rodovias. Durante o dia, placas de sinalização são colocadas a um quilômetro, 500 metros, 200 metros e 100 metros antes da intervenção. No caso de obras à noite, ainda são utilizados equipamentos como holofotes, cone com iluminação de LED e Painel de Mensagem Variável (PMV).
Na segunda-feira, as equipes entram em ação após a área técnica identificar os pontos mais críticos. As frentes de obras vão atuar, durante o dia, entre o km 230 e o km 240 da BR-364, região do Distrito de Santa Elvira. À noite as obras ocorrem do km 290 ao km 300, próximo a Jaciara, na região conhecida como “Pensão Seca”. Vamos incluir aqui os pontos críticos destacados no plano.
Com o novo escopo, a concessionária amplia para 732 quilômetros a extensão da rodovia a receber os serviços de conservação. “Tudo que foi feito até o momento, como a duplicação de 117 quilômetros, a recuperação dos 450 quilômetros assumidos inicialmente e até a operação do sistema de atendimento ao usuário só é viável por meio da arrecadação de pedágio. É a contrapartida paga pelo usuário da rodovia que garantirá a transformação da BR-163”, explica Lins.
No intuito melhorar as condições do pavimento no trecho compreendido entre Rondonópolis e Cuiabá, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou à concessionária um plano de conservação para este ponto da rodovia pelo prazo determinado de nove meses. Após apresentação de um estudo e do escopo de trabalhos, a ANNT autorizou a entrada das equipes no segmento.
Por isso, desde outubro de 2015, a concessionária vinha realizando trabalho de tapa-buracos, mesmo antes da formalização da transferência, para minimizar os impactos das chuvas. Após a assinatura deste termo aditivo ao contrato de concessão da BR-163, os trabalhos de conservação serão efetivamente iniciados. As obras de manutenção e duplicação, porém, continuam sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que também reassume a conservação do trecho após um período de nove meses.