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Compras pela internet gera mais de 5 mil reclamações no Procon em MT

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Mais de 5 mil consumidores adeptos às compras via internet se sentiram lesados nos últimos 5 anos e registraram denúncia no Procon de Mato Grosso. Entre os principais problemas enfrentados por esta clientela estão comprar e não receber, pedir um produto e receber outro ou comprar um produto mediante uma foto ilustrativa que não traduz a realidade da peça. Os dados são de 2013 a 6 de junho deste ano, período em que esta prática cresceu na rotina do brasileiro. Neste intervalo, foram 1.372 denúncias presenciais feitas na sede do Procon de MT, e 4.107 na plataforma virtual Consumidor. O boom de reclamações foi entre 2015 e 2016, quando houve um aumento de 40,9%.

A estudante de Recursos Humanos Dayane Aparecida, 22, está entre os que registraram denúncia. Comprou um guarda-roupa de casal, de R$ 722,19, à vista, pagou e não recebeu. “Fiz a compra, que foi efetuada, mandaram e-mail da compra aprovada. Depois de uns 3 dias, entrei para conferir o andamento da entrega e meu guarda-roupa estava como produto indisponível. Tentei cancelar a entrega, não consegui, mandei vários e-mails para eles e não tive retorno. Liguei na loja física e me disseram que infelizmente não poderiam resolver e quem resolveria era o número da loja online. Neste número eu também já tinha ligado e, quando pediam o número do produto, a ligação caía”.

Indignada, Dayane registrou a denúncia. Depois disso, recebeu um e-mail da empresa pedindo desculpas. Dois dias depois, o dinheiro estava estornado na conta. “Questiono o erro deles de colocar o produto à venda sem ter na loja, mas o estorno foi rápido”.

O publicitário Wlademir Mota, 35, de Cuiabá, compra quase tudo pela internet. Uma vez teve problema, que foi resolvido. “Comprei por R$ 190 um volante com capa de couro e quando chegou não tinha a capa”, relata. Wlademir não deixou por isso mesmo. “Liguei no site, conversei com o vendedor, que tinha me atendido on-line, e ele constatou que eu estava certo”.

Apesar disso, é um defensor das compras via internet. “Confio mais em compras via internet do que presenciais”, afirma. Exceto nesta situação do volante, o publicitário caiu em um golpe. Comprou um Iphone por R$ 800 em 2009. Pagou e o vendedor nunca entregou o produto. Desta vez, ficou “a ver navios” e resolveu deixar para lá.

Ivo Firmo, gerente de Fiscalização do Procon de MT, alerta para os riscos nesta modalidade comercial, mas afirma que comprar pela internet não é bicho de 7 cabeças e o consumidor pode ser lesado também em transações presenciais. Destaca que pela internet a maior vantagem é que o consumidor tem 7 dias para se arrepender da compra mesmo se o produto já estiver a caminho. “No presencial, isso não ocorre. A loja pode até trocar o produto, mas não tem obrigação legal”.

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