A obra teve início em fevereiro do ano passado e deve ser concluída até o final de janeiro do próximo ano. A secretária de Educação, Elena Maass, disse que a unidade terá capacidade para atender 1,2 mil alunos nas 24 salas de aulas. Ou seja serão 48 turmas nos períodos matutino e vespertino. A unidade tem um investimento estimado em R$ 5 milhões.
“Vamos solucionar um problema de lotação nas salas de aulas das atuais escolas do município. Hoje estamos com uma média de 29 a 31 alunos por sala. Com essa nova estrutura, vamos resolver esse problema”.
A parte que será entregue à comunidade escolar são as salas de aulas. As demais obras que compreendem o complexo, como a piscina semiolímpica, quadra esportiva e outros, ficarão prontas no decorrer do próximo ano e ainda sem uma data estipulada. O local tem 5.837,21m² de área construída, com três pavimentos e ainda contará com biblioteca, refeitório e auditório.
Nesta semana, ocorreu o processo de licitação para a aquisição dos móveis. Ao todo, 12 empresas participaram, sendo duas do município, nove de outras cidades mato-grossenses e uma de Santa Catarina. “Estamos bastante otimistas, pois é uma unidade escolar que vai amenizar o problema de lotação das salas e ainda oportunizar com inúmeras vagas os novos alunos que se matricularão a partir do próximo ano”.
Atualmente, Nova Mutum conta com 14 escolas.