As vendas são o que sustentam um negócio. Sem vendas, nenhum negócio vive, nenhum negócio funciona direito. Para que uma empresa tenha sucesso, é preciso que as pessoas comprem a sua ideia, seu produto, a sua experiência. E uma boa estratégia de vendas é o caminho para que os resultados sejam extraordinários.
Sempre vão existir obstáculos, crises financeiras e momentos ruins que atingem o mercado, muitas vezes bem ruins, como no caso da pandemia. Ainda assim, é preciso que as empresas se reinventem, busquem formas de serem valorizadas e passem a ser prioridade para o consumidor.
Pensando nessa necessidade de aumentar as vendas, trouxemos algumas dicas importantes para que estes números possam crescer e junto com eles, qualquer negócio que se dispor a investir em estratégias de vendas.
Invista na venda ativa
A venda ativa nada mais é do que ir atrás do seu cliente para que ele possa tomar a decisão de compra. Sabemos que a venda passiva, quando atinge altos números, pode ser interessante e o negócio pode se beneficiar da escala. Ainda assim, é preciso pressionar um pouco o cliente para que ele tome uma decisão, pois grande parte das pessoas tendem a procrastinar.
A ideia da venda ativa não é ser chato, é chamar para a responsabilidade. Você gostou do produto? Você precisa dele? Cabe no seu orçamento? Então o que te impede de comprar? Uma simples conversa pode ser a diferença de mais uma venda para o seu negócio.
Sabemos que em alguns casos pode ser difícil implementar a venda ativa, como para os negócios de loja virtual. Ainda assim, é possível utilizar estratégias multicanal para abordar o cliente no WhatsApp, e-mail e até mesmo em uma ligação para que ele possa voltar e efetuar a compra.
Conheça o seu público-alvo
O primeiro passo para vender mais é conhecer o seu público-alvo. Quem compra o seu produto? Qual classe econômica se interessa mais pelo seu serviço? Qual o estilo de vida do público que se interessa pelo seu produto? Tudo que você puder saber sobre o seu público-alvo vai te ajudar a entender melhor onde estão essas pessoas e como abordá-las.
Da mesma forma, é possível fazer uma pesquisa de acordo com os dados que se tem de antigos clientes e entender melhor o padrão de pessoas que se interessam pelo seu produto. Pode ser que você encontre mais de um padrão e por isso é preciso organizar e categorizar seu público para entender melhor como lidar com ele.
Entender o público-alvo contribui para que sua equipe de vendas não perca tempo com pessoas que dificilmente utilizam os serviços da sua empresa. Não faz sentido algum, por exemplo, sair oferecendo um produto para carro em qualquer lugar, sem ao menos saber se as pessoas ali se interessam ou ao menos possuem carro para utilizar o produto.
Portanto, conhecer o seu público-alvo vai te ajudar a segmentar suas estratégias, bem como contribuir para o próximo passo que iremos abordar: identificar as objeções e as soluções para contornar a situação.
Identifique as objeções na hora da venda
As objeções são todos os empecilhos que podem surgir a fim de corromper qualquer processo de vendas. Alguns exemplos de objeções são falta de limite no cartão, cliente acha o preço alto, cliente diz que não tem tempo e muitas outras. Cada tipo de negócio terá suas objeções particulares e que precisam ser identificadas.
Quando você identifica as objeções, você se prepara para encontrar soluções viáveis para que isso não impeça a venda ser concluída. Por isso, faça uma lista de todas as objeções que o seu time comercial recebe todos os dias e se prepare para encontrar soluções para cada uma delas.
Esteja no Google Meu Negócio
Para você que possui um negócio físico, é fundamental estar presente online, principalmente quando o online conversa com o físico, no caso do Google Meu Negócio. Essa ferramenta do Google coloca o seu negócio literalmente no mapa.
Quando alguém pesquisar pelos serviços e produtos que você oferece, seu estabelecimento vai aparecer nas primeiras posições de pesquisa, bem como todas as informações que você divulgar por meio do app, como telefone, endereço, fotos do estabelecimento, site oficial, avaliações de clientes e muito mais.
Quanto mais completo o seu perfil estiver, mais relevante ele será para o Google e para quem pesquisar. Por isso, sempre incentive a avaliação de clientes neste espaço.
Tenha uma loja virtual
Se você trabalha somente com o físico, talvez seja a hora de investir em uma loja virtual. Ela vai permitir que seus clientes comprem no conforto de suas casas, além de aumentar o alcance de pessoas que vão conhecer o seu negócio, possibilitando até mesmo vendas para outras cidades e estados.
Utilize marketplaces parceiros
Você pode aproveitar os marketplaces de parceiros como o Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon e Americanas para anunciar seus produtos e dar mais credibilidade a sua marca. Muitas empresas aumentaram muito suas vendas utilizando a loja virtual de grandes empresas para divulgarem seus produtos.
Este serviço é oferecido por muitas grandes empresas e você só tem a ganhar expondo o seu produto em sites que são ótimas vitrines para o seu negócio.
Invista no UX Design
Se você já tem uma loja virtual, aproveite para melhorar a experiência do usuário por meio do design centrado no usuário (UX Design).
Isso quer dizer que você vai precisar criar uma plataforma simples, bonita e funcional para que os seus clientes possam se encantar com os produtos, se sentirem confortáveis com o site e poderem efetuar suas compras sem problemas.
Existem sites muito complicados onde não se encontra facilmente as opções desejadas e a experiência acaba sendo horrível. Eventualmente, o cliente acaba procurando o produto em outra loja virtual que possui um site mais simples e bem feito.
Invista em tráfego pago
O tráfego pago é o responsável por promover anúncios de acordo com as preferências do usuário em redes sociais e pesquisas no Google. Com estes dados, é possível montar campanhas de anúncios mais efetivos que levam o cliente interessado diretamente para o seu site ou perfil na rede social.
Para criar campanhas, no entanto, será preciso que você estude sobre o assunto ou contrate um profissional de tráfego para gerir suas campanhas. Muitas pessoas acreditam que somente configurar pelo impulsionar vai ser suficiente, mas você pode estar perdendo dinheiro ao criar campanhas sem nenhuma estratégia de tráfego.
Esteja presente onde está a atenção do seu cliente
Para vender cada vez mais você vai precisar investir recursos para ser lembrado e para prender a atenção dos seus clientes. Atualmente, a atenção deles está quase toda voltada para as redes sociais, então é preciso que o seu negócio esteja oferecendo conteúdo de qualidade nessas redes, para que assim seja possível a interação com o público.
Contudo, é importante pesquisar as redes sociais mais frequentadas no momento, como Instagram, Facebook, TikTok, entre outras, e buscar formas de espalhar o conteúdo para que o público reconheça o seu negócio e como ele funciona, pois tudo faz parte da experiência.
Além disso, algumas redes sociais como o Facebook e Instagram permitem anúncios de produtos como uma forma de promover mais vendas. Este recurso pode ser interessante para facilitar o processo de vendas, simplificar as etapas e fechar mais negócios.
A depender do negócio, também pode ser interessante cultivar um blog da empresa, falando sobre os produtos, serviços e levando informação para possíveis clientes. Essas informações ajudam o cliente a confiar na empresa e incentivar o consumo por meio de uma estratégia chamada marketing de conteúdo.
Lembre-se também de que o seu conteúdo deve ser de qualidade e de preferência compartilhável. Conteúdo compartilhável é tudo aquilo que é tão relevante que merece ser visto por mais pessoas.
Isso vai ajudar a promover mais o seu negócio por meio do tráfego orgânico, que é o tráfego feito por meio de compartilhamentos, curtidas, comentários e indicações de seguidores para amigos.
Invista no seu time de consultores comerciais
Por fim, a dica é investir e dar valor ao seu time de construtores comerciais. Se você ainda não tem um time, considere formar uma equipe capaz de praticar o que falamos na primeira dica: venda ativa. Um time bem formado pode trazer ótimos resultados e oxigenar o seu negócio com vendas.
Por isso, invista na qualificação de pessoas para que elas possam vender mais de acordo com as características do seu produto e as estratégias de vendas já conhecidas no mercado. Defina objetivos, premiações de acordo com o crescimento e incentive a liderança para que consultores possam liderar.
Se cada consultor de sucesso liderar um time com outros consultores, é possível criar um modelo de vendas escalável que beneficia todos os vendedores. Isso ajuda o seu negócio a vender mais e dá a oportunidade para mais pessoas crescerem junto com ele.
Gostou de saber mais sobre como aumentar as vendas do seu negócio? Quais estratégias você tem utilizado para conseguir destaque no mercado? Deixe o seu comentário para que possamos continuar essa discussão logo abaixo.