O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus decidiu, em decreto, proibir a permanência de pessoas nos parques, praças públicas e canteiros das avenidas do município devido ao aumento de casos positivos de Covid e a alta taxa de ocupação nas UTIs em Sorriso e região.
É determinado ainda que as atividades recreativas e esportivas sejam realizadas apenas ao ar livre e individualmente, devendo respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro.
Ficam permitidas as caminhadas, corridas, ciclismo, desde que os praticantes obedeçam às medidas de prevenção, e depois de encerrados os exercícios físicos, não permaneçam no local para evitar aglomerações.
A medida é válida até o próximo dia 18, enquanto vigorar o decreto do governo estadual que estipula toque de recolher das 21h às 5h com as empresas podendo funcionar até às 19h.
“Não pode permanecer parado, mas pode exercer a atividade física individualmente. No final de semana passado foi notado que a população estava em peso nesses locais com cadeiras, chimarrão, aglomerando. Então, esse decreto é justamente por causa disso. Teve uma comissão e foi discutido junto com as forças de segurança. Estamos num momento de enfrentamento a essa pandemia e para colaborar na diminuição foi feito isso. Se existir em ficar é multa (R$ 500) conforme o decreto estadual”, orientou o tenente-coronel Jorge Almeida.
O governador Mauro Mendes anunciou que, nos próximos dias, o Hospital Regional Sorriso terá 15 UTIs exclusivamente para atender pacientes com Covid (atualmente são apenas 2). O plano do governo do Estado prevê, dentre outras ações, mais 160 UTIs em hospitais públicos (atualmente são 497 adulto e infantil). No município, 138 pessoas já morreram vítimas da doença.