Com o objetivo de participar efetivamente das políticas públicas, representantes de várias instituições se uniram e constituíram, esta semana, um "Comitê Gestor de Combate à Dengue", em Tangará da Serra. A iniciativa é resultado da mobilização promovida pelo Ministério Público Estadual, no dia "D de Combate à Dengue", realizado no dia 19 de outubro.
"A verdadeira finalidade do comitê gestor é para que as ideias não fiquem somente no "papel". É uma oportunidade para que todos, unidos pelo mesmo objetivo, possam participar efetivamente das políticas públicas", ressaltou o promotor de Justiça Antônio Moreira da Silva.
Segundo ele, o comitê Gestor possui regimento interno e é composto por representantes de vários segmentos. O grupo será presidido pela servidora Maria do Carmo de Lima, da coordenação de Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra. "Embora o comitê possua presidência e vice-presidência, não existe hierarquia entre os integrantes do grupo e cada membro tem um papel importantíssimo", acrescentou o promotor de Justiça.
Além de acompanhar a execução do Plano Municipal de Contingência à Dengue, elaborado pelo Poder Público Municipal, o comitê gestor também pretende colocar algumas ideias em práticas, como a criação de ecopontos nos bairros para o depósito de recipientes propícios para o acúmulo de água; visitas às escolas para sensibilização dos alunos sobre o assunto e realização de campanhas nos veículos de comunicação. O grupo também vai participar ativamente da mobilização social no dia D de Combate à Dengue que será realizado em Tangará da Serra na próxima terça-feira (19).
A reunião para instituição do Comitê Gestor de Combate à Dengue foi realizada no auditório das Promotorias de Justiça. O evento contou com a participação de representantes das secretarias estadual e municipal de Sáude, Vigilância Epidemiológica, Associação Indígena, BPW, Cefrapo, Polícia Militar, Detran, Câmara Municipal, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Fazenda, Sindicato dos Servidores Públicos, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.
Procedimento – além de fomentar a realização de ações para mobilização e conscientização da população sobre a importância da prevenção e do combate à Dengue, o Ministério Público também instaurou, em Tangará da Serra, procedimento investigatório sobre o assunto. "As investigações começaram em 2009, quando foram notificados 2.184 casos. Desde então, temos acompanhado o trabalho realizado pelo município com intuito de evitarmos que Tangará da Serra continue entre os municípios com maior incidência da doença", destacou o promotor de Justiça Antônio Moreira da Silva.