Sorriso perdeu a sede da Associação de Desenvolvimento Regional para a Conclusão da BR-163 (Comitê BR-163). A entidade, que há mais de treze anos estava instalada no município campeão brasileiro na produção de soja, agora funcionará em Lucas do Rio Verde, em um espaço cedido na Câmara de Vereadores. O comitê será reestruturado nos próximos meses e ganhará uma nova diretoria.
De acordo com o atual presidente, Jorge Baldo, a transferência entre as cidades ocorreu devido a falta de apoio. O dirigente criticou, novamente, a situação vivenciada pelo comitê. “Devido a Sorriso não ter sensibilidade de contribuir para a busca de soluções a mudança ocorreu. Infelizmente, as coisas não acontecem por aqui”, declarou, em entrevista ao Só Notícias.
As condições financeiras já se tornaram alvo de várias críticas. Há alguns meses, Baldo disse que a situação da entidade era vexatória. Ele argumenta não haver apoio do poder público da região bem como entidades organizadas. Com a nova ‘reformulação’ uma nova diretoria será constituída e será encabeçada por vereadores dos municípios que compõem o Consórcio do Teles Pires entre as quais Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, entre outras.
Pela proposta, o Legislativo de cada cidade indicará dois parlamentares (situação e oposição) para compor o comitê. “A diretoria antiga será extinta. Agora, vereadores irão compô-la. Precisamos discutir as prioridades, projetos para região, constituir grupos de trabalho para iniciar a busca por recursos”, complementou Jorge Baldo.
O novo espaço concedido ao comitê também será reestruturado. “Em 2002 quando houve o caminhonaço tivemos uma sobra de orçamento e este recurso veio para o comitê. Conseguimos trabalhar por cerca de dois anos, comprar móveis que hoje estão dentro da CNA prontos para que alguém da região com interesse pudesse prestar expediente para defender os interesses da região”, falou Baldo.