Membros da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos iniciaram, na segunda-feira (20), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os trabalhos para a elaboração dos Protocolos de Segurança e Defesa Civil para Copa do Mundo de 2014.
A Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos foi criada pelo Ministério da Justiça, em maio de 2012. Todos os Estados que irão sediar os jogos da Copa do mundo de 2014 criaram a Comissão. Em Mato Grosso, ela é composta por cerca de 20 órgãos públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal. O objetivo da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos é elaborar os planos integrados de Segurança e de Defesa Civil para todas as áreas que envolvem grandes eventos. No total, 15 áreas serão trabalhadas pela Comissão.
Serão formados grupos de trabalho compostos por servidores dos órgãos que compõem a Comissão que irão elaborar os Protocolos de Segurança para cada área. “Os Protocolos irão apresentar todos os riscos que possam ocorrer em grandes eventos. Neles também estarão as medidas que poderão ser tomadas pelos profissionais e qual é o papel de cada órgão, em cada área. São manuais que vão orientar como o profissional deverá agir durante grandes eventos”, disse o presidente da Comissão, Renato Sayão Dias.
Quando encerrado os trabalhos, a Comissão deverá realizar exercícios práticos para testar o que foi planejado. A Comissão irá ainda encaminhar profissionais da Segurança Pública para cursos ministrados na área de segurança em grandes eventos visando a qualificação do servidor.
A próxima reunião da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos será nesta quinta e sexta-feira (23 e 24.08), no auditório do Palácio do Paiaguás, onde os membros irão conhecer os consultores da empresa KPMG, que foi contratada pelo Ministério da Justiça, para auxiliar na elaboração dos protocolos. A empresa realizou o mesmo trabalho com os organizadores das Olimpíadas de Londres. “Espero que a união de esforços de todas as instituições permita o sucesso da Copa do Mundo em Mato Grosso evitando todos os riscos previsto para o um evento dessa natureza, e que ela produza uma maior integração entre as instituições de Segurança Pública”, disse Renato Sayão Dias.