A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) será um dos primeiros órgãos do governo a implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa tem como objetivo promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas.
De acordo com a Portaria 299, publicada no Diário Oficial do dia 03 deste mês, a Comissão que cuidará do trabalho contará com 20 membros, sendo dez titulares e dez suplentes de diferentes superintendências da Seduc.
A A3P é um compromisso dos gestores em adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, que vão desde pequenas mudanças de hábito até atitudes que gerem economia. Trata-se de uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo.
Segundo uma das superintendências envolvidas, a Administrativa, primeiramente a ação será implementada na Seduc, mas chegará a todas as unidades escolares, Cefapros, assessorias pedagógicas e descentralizadas.
“Há um cronograma a ser seguido, um passo a passo de execuções. Ofícios sobre o desperdício serão encaminhados para as escolas. Não vamos cortar o consumo e sim o desperdício, fazendo o uso consciente”, informou a servidora Jomylla Mara de Arruda Neves.
Os primeiros encaminhamentos, como diagnosticar, planejar, organizar e monitorar atividades voltadas ao plano de gestão em parceria com os demais servidores, começaram a ser elaborados pela comissão.
Embora o governo do Estado ainda não tenha assinado o Termo de Adesão à Agenda Ambiental do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Seduc já avança com a formação da Comissão.
O trabalho da A3P terá base em cinco eixos temáticos, sendo: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores e licitações sustentáveis.
Formam a comissão: Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica, Superintendências de Orçamento Convênios e Finanças, de Gestão Escolar, de Formação dos Profissionais da Educação; de Educação Básica; Administrativa; de Acompanhamento e Monitoramento da Estrutura Escolar; de Diversidade Educacionais; Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Superintendência de Gestão de Pessoas.