Foi publicada no Diário Oficial do Estado, que circula hoje, a portaria instituindo uma comissão especial de licitação para construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial. O quartel faz parte dos projetos de reestruturação das forças de Segurança Pública em Mato Grosso.
A nova unidade terá uma área de 5.702,49 metros quadrados, sendo 1.048,83 metros de área construída. O quartel será composto pela área administrativa e operacional, sendo esta última dividida em quatro partes: almoxarifado, garagem de viaturas, salas de aula e centro de treinamento.
O quartel atenderá a região industrial, nas ocorrências de incêndios, vazamento de produtos químicos ou tóxicos, além de socorrer a comunidade da região. A construção da nova unidade é uma resposta à uma antiga reivindicação dos empresários locais, que sofrem com a distância do batalhão mais próximo, que fica no bairro do Verdão, em Cuiabá.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, a região é estratégica por se tratar de um potencial de desenvolvimento.
A unidade deve receber 40 militares que estão em Curso de Formação de Soldados. Segundo o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel BM Sandro Caillava, o novo quartel traz a oportunidade de atender com mais agilidade e eficiência a demanda da região. “Vamos atuar ali com foco principal em ocorrências envolvendo produtos perigosos e incêndios em indústrias”.