PUBLICIDADE

Comissão discute prevenção de acidentes de trabalho em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) realiza esta semana a primeira reunião do ano. Na pauta, o planejamento para 2016. A proposta é que as ações contemplem as necessidades do público interno da Justiça do Trabalho mato-grossense.

Para isso, o convite para a reunião, a ser realizada nesta quinta-feira (4), foi  estendido a todos os magistrados e servidores do Tribunal. De acordo com a presidente da Comissão, Manoela Cavalcante, serão discutidos temas como contratação do Sesi para realização do mapa de risco, o corte orçamentário a que o judiciário foi submetido e também sobre a execução de cursos em caso de sinistros.

O encontro ocorrerá a partir das 13 horas, no auditório 1 da Escola Judicial do TRT, no 1º subsolo do prédio administrativo, em Cuiabá.

Balanço de 2015

A ideia é dar continuidade aos trabalhos da Cipa que, em 2015, promoveu uma série de atividades, a exemplo do curso de ergonomia para servidores terceirizados do Tribunal. A ação ocorreu em agosto e foi uma parceria da Cipa com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região (Getrin23), como parte do programa Trabalho Seguro do TRT/MT. Cerca de 120 empregados das prestadoras de serviços no Tribunal participaram da capacitação, que teve o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores que atuam nas funções de limpeza e jardinagem, manutenção predial e copa.

A Semana de Prevenção de Acidentes (Sipat) também foi um dos destaques da programação da Cipa em 2015. O evento buscou sensibilizar magistrados, servidores, estagiários e terceirizados sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho. Durante a Sipat foram abordados assuntos como doenças ocupacionais (como LER/DORT), saúde e segurança como fator de produtividade, procedimentos de primeiros socorros e as doenças virais transmitidas pelo contato com sangue ou outras secreções corporais.

No decorrer de 2015 também foram realizadas reuniões extraordinárias e revisões dos procedimentos de preenchimento da Comunicação de Acidente em Serviço (CAS).

A Cipa foi instalada na Justiça do Trabalho mato-grossense em 2013. A existência dessas comissões é regulamentada pela NR 5, do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo que 2014 o TRT aprovou a Portaria 3600/14, documento que detalhou a atuação da Cipa em suas unidades.

Atualmente, ela é composta pelos servidores Manoela Cavalcante, Isadora Ribeiro, Fernando Bastos e Solange Dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE