Começaram os cursos profissionalizantes de auxiliar administrativo e recepcionista promovidos pela secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 70 jovens e adultos atendidos nas unidades dos CRAS e CREAS do município vão ser qualificados para conseguirem empregos. A aula inaugural ocorreu na escola estadual Enio Pipino onde os alunos estudarão de segunda a sexta-feiras, das 19h às 22h, até dezembro
De acordo com o secretário de Assistência Social, Ademir de Bortoli, que esteve na aula, a ação faz parte do plano de governo da gestão Rosana Martinelli, que através das políticas municipais tem se preocupado em garantir a qualificação profissional dos cidadãos, fomentando oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, além de proporcionar uma maior autonomia aos futuros empreendedores.
A assessoria da prefeitura acrescenta que Sinop vive um momento positivo na economia, traduzido pela alta na geração de empregos formais. Apesar do desempenho favorável, o percentual de colocações no mercado poderia ser ainda superior, não fosse a falta de qualificação dos trabalhadores que vão em busca das oportunidades. Segundo dados do Sine-Sinop, quanto mais conhecimento específico o candidato tiver, mais chances ele terá e mais rápido ele será contratado.