PUBLICIDADE

Começam as cirurgias da 2ª edição da Caravana da Transformação em Peixoto

PUBLICIDADE

O segundo dia da Caravana da Transformação em Peixoto de Azevedo é marcado pelo início das cirurgias de catarata, pterígio e yag laser. Antes das 5h a Vila Olímpica do município já concentrava grande fila em busca de atendimento oftalmológico. 

O senhor Valdenir Alves do Nascimento chegou cedo para ser o primeiro paciente a passar pelo centro cirúrgico móvel. Ele conta que tem catarata no olho esquerdo e não teria condições de pagar por uma cirurgia. Na região norte do estado a cirurgia de catarata custa, em média, R$ 3 mil. 

“Estou sentindo uma ansiedade, mas eu diria que é uma ansiedade boa. Há três meses eu operei o olho direito em Cuiabá, que fica a mais de 600 quilômetros daqui e precisei ficar em casa de apoio. Eu vi pela TV que teve a caravana em Barra do Bugres e ouvi pelo carro de som que teria aqui em Peixoto. É muito bom isso que o governo faz de trazer os serviços para mais perto das pessoas”, comentou. 

Da mesma forma, Esmeralda Gualberto, de 55 anos, moradora de Peixoto de Azevedo também passou pelo processo cirúrgico. Ela chegou à Vila Olímpica antes do nascer do sol e às 06h20 já estava iniciando o processo cirúrgico. Ela explica que convive há três anos com catarata. 

“Atrapalha muito no meu dia a dia, principalmente quando preciso costurar, fazer comida ou assistir televisão. Se eu tapar o olho direito eu quase não vejo nada, fica tudo escuro e não consigo definir de quem é o rosto”, afirmou.

Responsável pela organização da Caravana da Transformação, o secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo Oliveira, comentou que foi feito nos municípios ao redor de Peixoto de Azevedo um credenciamento prévio de 2 mil pessoas. “É importante ressaltar que ontem foram atendidas 874 pessoas, o que representa 1/4 dos atendimentos realizados na primeira edição, o que mostra que a caravana é um sucesso”, destacou.

O diretor administrativo da empresa 20/20, contratada pelo Estado para a realização das consultas e exames na Caravana da Transformação, Daniel Bianchini, conta que devem ser feitas 2,5 mil cirurgias até a próxima semana. “Nosso número de pessoas esperadas foi superado, o município abraçou a caravana e esperamos que continue assim. Começamos a realizar as cirurgias, são 300 ao dia até completar as 2,5 mil na próxima semana”, disse.

Cidadania

A Caravana da Transformação tem os chamados “Dias D”, com a realização dos serviços de cidadania. Nos dias 09 e 10.09 (sexta-feira e sábado) serão realizados serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador). Além de orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sine, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE