A repercussão da morte do comediante Roberto Bolaños é em dezenas de países. No Brasil, onde ele divertiu gerações, desde a década de 80 com seriado Chaves, no SBT, milhares de fãs estão entristecidos. Muitas personalidades também estão fazendo homenagens. O jogador Neymar publicou em sua rede social foto do criador e intérprete de Chaves e Chapolin uma foto com a mensagem "eterno mito/ídolo Roberto Bolaños simplesmente o CHAVES Obrigado !". O craque argentino Maradona também manifestou pesar e muita admiração por Roberto.
O ator Carlos Villagran, o intérprete do Quico, – que teve algumas desavenças com Roberto e ambos teriam ficado algum tempo sem se falar – também usou as redes sociais para falar do amigo. "Hoje, como é raro acontecer, deixei meu telefone por umas quatro horas e quando voltei tinham 71 chamadas não-atendidas para me avisar a triste notícia da partida de Don Roberto Gomez bolaños. Sinto muito a morte de um grande homem, amigo e gênio. O México, Brasil, Peru, Chile, Colômbia, Venezuela, Argentina, Bolívia, e o resto do mundo. Tantos países, tantas pessoas que foram tocadas pelo talento de esta grande pessoa, que me abriu as portas para desenvolver o personagem de Quico. Para ele todo o meu agradecimento, minha tristeza e a minha dor. Só quando se vive a realidade de uma ausência, se descobre o verdadeiro sentimento de uma amizade e de um grande mestre. Que descanse em paz!!! Hoje me sinto triste por sua morte", declarou em uma rede social.
O corpo será levado para a Cidade do México, nas próximas horas, de acordo com informações dadas por parentes do ator ao jornal "El Universal". Eles também contaram ao periódico que Florinda Meza, mulher do intérprete de Chaves, "não para de chorar". Florinda estava com o marido na hora de sua morte.
Após mais de duas décadas passando férias em Cancún, onde morreu, Bolaños decidiu fixar residência no local, onde vivia há três anos. Durante dois anos, ele manteve conta no Twitter e ocasionalmente interagia com mais de seis milhões de seguidores na rede social. Muitos jornalistas estão em Isla Dourada, onde morava o ator com a família, mas estão sendo mantidos longe da casa onde ele vivia.
O ator mexicano Roberto Bolanõs, mais conhecido como o intérprete do 'Chaves' faleceu na sexta-feira, 28, aos 85 anos. Ele estava em Cancún, onde vivia com a mulher, Florinda Meza. Famosos usaram as suas redes sociais para lamentar a morte do ator:
Um dos primeiros a comentar foi o ator Edgar Vivar, intérprete do personagem Senhor Barriga no seriado. "Roberto não se vai, permanece no meu coração e no de todos que te assistiram felizes por tantos anos. Adeus, Chaves. Até sempre".
Maria Antonieta De Las Nieves, a intérprete de Chiquinha também usou a rede social para falar sobre a perda do ator. "Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto".
Rubén Aguirre, mais conhecido como o 'Professor Girafales' do programa, falou à Televisa sobre a perda do companheiro de elenco. "Diziam que brigávamos, mas sempre fomos amigos. Era um excelente diretor e escritor. Fomos muito companheiros. Era um homem muito inteligente." Ele ainda acrescentou: "Quando eu dizia para ele que era um gênio, ele me dizia: 'não, Rubens. São muitas horas sentado escrevendo. Então sua rotina era trabalhar, trabalhar, trabalhar".
De acordo com o jornal mexicano 'El Universal', o corpo de Roberto Bolaños está sendo velado na madrugada deste sábado, 29, na casa do ator em Cancún, no México, onde residia há três anos. Apenas familiares e amigos estariam participando da cerimônia.
O corpo foi embalsamado na funerária Jardins de Paz na tarde de sexta-feira, 28, e retornou à casa dele durante a noite para o velório particular. Muitos fãs do ator ainda chegam à cidade para prestar as últimas homenagens ao criador de "Chaves". O velório teria começado por volta da 1h, hora local.
O velório oficial de Roberto Bolaños vai acontecer no próximo domingo, 30, a partir das 10h, hora local, na Cidade do México. O anúncio foi feito pela rede Televisa, onde o ator, morto na tarde da última sexta-feira, 28, exibia seu programa mais famoso "Chaves".
A rede de televisão mexicana faz a cobertura ao vivo da morte de sua estrela mais famosa, com toda a programação voltada ao criador de "Chaves". Antes do velório, anunciado também pelo apresentador Joaquín Lopez Dóriga em seu Twitter, o corpo de Bolaños será levado para a Cidade do México vindo de Cancún, onde ele morava, ainda neste neste sábado, 29. Na sede da Televisa haverá uma missa apenas para convidados e familiares.
(Atualizada às 11:28h)