A Secretaria Municipal de Obras Viação e Serviços Urbanos de Nova Mutum pretende recuperar até a primeira quinzena de dezembro as principais estradas vicinais de Nova Mutum, proporcionando assim tranqüilidade aos agricultores e a garantia de um início de colheita sem transtornos. Para realizar o serviço a prefeitura está investindo cerca de 4 mil reais por dia somente em combustível.
Na MT235, que liga a BR163 até a comunidade Pontal do Marape, o serviço de recuperação já foi concluído. Hoje a equipe está trabalhando na estrada da CCE e segundo o secretário Onésio Botelho, na seqüência a equipe estará nas estradas da comunidade Ranchão e também Novo Horizonte. A expectativa é de que até o dia 15 de dezembro a comunidade São Manuel já tenha sido atendida.
Onésio reforça que o ritmo dos trabalhos vai depender da intensidade das chuvas. Ele destaca que esse período é o ideal para realizar o serviço, isso em razão da unidade. Estão no trecho quatro patrolas, seis caminhões caçamba, um trator esteira e duas pá-carregadeiras. Nova Mutum conta hoje com aproximadamente 2 mil quilômetros de estradas vicinais, mas inicialmente a prioridade está nos locais com maior tráfego de veículos.
O secretário revelou também quanto está sendo investido pela Prefeitura nas atividades da secretaria. Somente em óleo diesel são cerca de 3 mil litros por dia, sendo que 70% desse volume está sendo consumido pelo maquinário utilizado na recuperação das estradas, o que representa em torno de 4 mil reais/dia. A Prefeitura adquire o combustível através de licitação, sendo que na última compra foi pago pelo litro R$2,05.
Na segunda quinzena de novembro a secretaria está preparando também uma limpeza geral na zona urbana do município. Na ocasião será feita poda de grama, árvores, recolhimento de entulhos, retirada da areia que se acumula sobre o asfalto, assim como organização dos jardins localizados nas rotatórias das avenidas.