Começou, há pouco, o segundo dia “D” de vacinação antirrábica, em oito unidades educacionais. As atividades seguirão até às 17h, sem intervalos para o almoço. A secretaria municipal de Saúde recomenda que os animais sejam levados por adultos, para evitar possíveis acidentes.
De acordo com a assessoria da prefeitura, os atendimentos serão nas escolas Sadao Watanabe, na avenida das Sibipirunas, no bairro Jardim Primavera. Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, na rua das Margaridas, Jardim Imperial.
Além da Jurandir Liberino de Mesquita, rua das Violetas, no bairro Jardim das Violetas. Na Rodrigo Damasceno, na avenida dos Jequitibas, no Jardim Violetas. Atendimentos na escola Paulo Freire, na rua das Alfazemas, no Jardim das Oliveiras
Também podem levar os animais na unidade escolar Armando Dias, na rua Cabo Manoel Augustinho Nascimento, no bairro Jardim Boa Esperança. Na Ana Cristina de Sena, rua dos Cambarás, no bairro Jardim Novo Estado, além da estadual Edeli Mantovani, na rua Carlos Eduardo, no bairro Jardim São Paulo.
A vacina é destinada à cães e gatos com quatro meses de idade ou mais e saudáveis. É importante, também, que os tutores de cães e gatos levem o cartão de vacinas de seus pets. Os animais que estejam em tratamento médico, debilitados ou em estado de prenhez não poderão receber a vacina.
Desde o início da vacinação antirrábica, com os trabalhos desempenhados pelas equipes itinerantes em bairros mais afastados, aproximadamente 12,6 mil animais, sendo 9,9 mil cães e 2,7 mil gatos, já receberam a vacina.
Para este ano, foram disponibilizadas cerca de 23 mil doses de imunizantes pelo Ministério da Saúde para aplicação no município. A ação conta com parceria dos acadêmicos do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso.
A raiva é uma doença infecciosa aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados