Começa hoje a pesquisa do governo do Estado, que tem o objetivo de monitorar a infecção pela Covid-19, em Mato Groso. A pesquisa soro epidemiológica será realizada em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta e deve testar 4,5 mil pessoas. A coleta de dados está prevista para acontecer até o dia 23 deste mês – podendo ser prorrogada.
De acordo com a área técnica da Secretaria Estadual de Saúde, a redação final dos resultados deve ser divulgada em outubro, após alinhamento com os municípios. “Com essa pesquisa teremos condições de saber a porcentagem da população já teve Covid-19. Esses dados nos ajudarão na tomada de decisões. Então, peço a colaboração da sociedade para receber em suas residências os agentes de saúde uniformizados e cooperar para esta importante ação”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O trabalho é coordenado pela equipe técnica da secretaria estadual de Saúde , da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e conta com o apoio dos Escritórios Regionais e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo.
A metodologia utilizada será a estratégia quantitativa e transversal e a realização se dará por meio de teste de sangue. As análises serão feitas exclusivamente pelo o Laboratório Central do Estado (Lacen). Já as coletas serão feitas por agentes de saúde, por meio das Secretarias Municipais.
Como medida de biossegurança, a equipe será testada três dias antes do início das atividades de campo, utilizará Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e fará novo teste depois de 7 dias do término da coleta de dados e processamento das amostras.
Os municípios selecionados terão amostras coletadas de 250 a 700 pessoas, de acordo com o número populacional. O setor censitário testado será sorteado, bem como a casa e o morador do domicílio.
A secretaria de Estado de Saúde fornecerá aos municípios todo o insumo necessário, sendo a única contrapartida das gestões municipais a equipe para supervisionar e coletar os dados da pesquisa.