PUBLICIDADE

Começa a Operação Curupira II: mais 16 presos em Mato Grosso e Pará

PUBLICIDADE

O juíz Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso expediu mandado de prisão de 22 pessoas em Rondônia, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina envolvidas com desmatamento ilegal.

Até às 14 horas, 16 pessoas haviam sido presas pela Polícia Federal nas cidades de Ji-Paraná (RO), São Francisco do Sul (RO), Aripuanã (MT) e Rondolândia (MT) e Ponte Serrada (SC) por formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, falsificação ideológica e de documentos públicos (Autorizações de Transporte de Produtos Florestais).

Duas pessoas presas são funcionários do Ibama (Ilson Oliveira do Nascimento; José Magalhães), os demais são madeireiros e despachantes.

A prisão dessas pessoas é um desdobramento das apurações do Ibama que resultaram na Operação Curupira (de dois de junho passado) que desmontou quadrilha que atuava há mais de dez anos no Mato Grosso extraindo madeira de forma ilegal.

A Operação Curupira II, como está sendo chamada pela Polícia Federal, “é conseqüência das ações do Plano de Combate ao Desmatamento”, enfatiza Flávio Montiel, diretor de Proteção Ambiental do Ibama.

De acordo com ele, as operações do instituto e da PF “efetivamente contribuem para a queda do desmatamento. No ano passado, tivemos em junho 10 mil km desmatados. Este ano, no mesmo mês, após a Operação Curupira, o desmatamento foi de 1 mil km”.
A Polícia Federal envolveu 80 agentes na operação.

A lista abaixo é referente aos acusados presos pela Polícia Federal até às 13:00h.

Alcides Tozzo – madeireiro – Adquiriu madeira extraída ilegalmente
Anísio Ribeiro – Pistoleiro – Ajudante de ordem de Celso Ferreira Penço
Cláudio Antonio Rocha – Madeireiro – Grilagem de terras e exploração ilegal de madeira
Erasmo Hiriberto Zuffo – Madeireiro – Utilização de empresas “fantasmas” para esquentar madeira obtida ilegalmente
Francisco Siqueira – pistoleiro – ajudante de ordem de Celso Ferreira Penço
Ilson Oliveira do Nascimento – Servidor do IBAMA – Comércio de ATPFs desviadas (furtadas) do IBAMA
João Carlos dos Santos (somente Busca e Apreensão)- Madeireiro
José Guarino Souza Oliveira – Despachante- Venda de Notas Fiscais e ATPFs para esquentamento da madeira obtida ilegalmente
José Guarino Morinigo Oliveira – Despachante – Venda de Notas Fiscais e ATPFs para esquentamento da madeira obtida ilegalmente
José Magalhães (JM)- Servidor do IBAMA – Comércio de ATPFs desviadas (furtadas) do IBAMA
Marcelo Ferreira Borges – Madeireiro – Utilização de empresas “fantasmas” para esquentar madeira obtida ilegalmente
Maurinho (sobrenome não identificado) – Madeireiro- Utilização de ATPFs furtadas, adulteradas e calçadas para esquenta madeira extraída ilicitamente
Roberval Alves – Madeireiro – Utilização de ATPFs furtadas, adulteradas e calçadas para esquenta madeira extraída ilicitamente

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE