O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e representantes da sociedade civil, abrem a 2ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso, hoje à noite, em Cuiabá.
A etapa estadual da conferência, que vai ate a próxima sexta-feira (02), elegerá os delegados e aprovará as propostas a serem apresentadas à plenária nacional em Brasília, entre 10 e 13 de dezembro deste ano. A expectativa é de que as mobilizações estaduais superem a participação da 1ª Conferência Nacional do Meio Ambietne, que, em 2003, teve a participação de 65 mil pessoas em todo o país.
A conferência é um foro de debates aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo é a construção de um espaço para a formulação de uma agenda nacional de meio ambiente, por meio da mobilização, educação e ampliação da participação popular. O resultado esperado é estabelecer uma política de desenvolvimento sustentável para o País, por meio do aperfeiçoamento e a consolidação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
Os conferencistas discutirão cinco temas: Biodiversidade e Florestas; Água e recursos Hídrico; Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos; Instrumentos de Desenvolvimento Sustentável no Território; Fortalecimento do Sisnama e Controle Social.
A abertura oficial, programada para as 18h, será seguida de apresentações culturais, apreciação e votação do Regimento Interno. As pessoas interessadas as serem candidatas a delegado devem fazer a inscrição no evento das 14 às 18 horas desta segunda-feira, no Hotel Fazenda Mato-Grosso. Mais informações pelo telefone 3648 9135.