sexta-feira, 20/setembro/2024
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Combate a assaltos de banco em MT traz reconhecimento ao Bope

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O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar foi considerado case de sucesso pela Confraria de Profissionais de Marketing do Estado. O reconhecimento se deu em razão do trabalho realizado com base na disciplina e hierarquia e pelo uso de das técnicas e estratégias de guerra no combate às ocorrências de assalto a banco em Mato Grosso, também chamadas de ‘novo cangaço’,

Policiais da unidade foram convidados pela entidade para falar sobre o que é o Bope, como atua e de que maneira é desenvolvido o trabalho no cotidiano da unidade. A palestra ocorreu em alusão ao ‘Dia do Profissional de Marketing’, celebrado na última sexta-feira, sob a temática baseada no livro ‘A arte da Guerra’. Escrita pelo autor chinês Sun Tzu, a obra é usada como fonte de conhecimento no que se refere à estratégia, sendo utilizada por diversos setores como, empresarial, comunicação e de segurança.

Na abertura do evento, o comandante do Bope, major José Nildo Silva de Oliveira, apresentou a unidade aos profissionais de comunicação. “O Bope é um Batalhão que atua em momentos de crise, quando há ocorrências de alta complexidade, como nos casos envolvendo refém, artefatos explosivos ou nos casos de assaltos na modalidade ‘novo cangaço’. São situações extremas, em que o policial não pode se dar a chance de errar”.

Em seguida, o comandante da Companhia de Operações Especiais e do Grupo de Atiradores de Precisão, capitão Carlos Augusto Evane, ministrou uma palestra sobre a temática proposta pela Confraria. “O livro é uma fonte inesgotável de instruções ao combate ao crime organizado”, abordou. Além disso, o capitão falou de que forma a estratégia adequada foi fundamental para as ações de enfrentamento aos crimes de ‘novo cangaço’.

“Nós tivemos que mudar nossas táticas e estratégias. Assim, os ensinamentos presentes na obra contribuíram muito, pois nos auxiliou ao fazer adotar as estratégias adequadas para enfrentar aquela modalidade de crime que assolava a segurança pública do Estado. E conseguimos”, analisou Evane, ao citar que o último registro de assalto nessa modalidade foi há mais de um ano, em abril de 2014, em Nova Maringá.

Para o presidente da Confraria, Dino Gueno, “a escolha do Bope foi uma decisão bastante coerente, em razão de tudo que a unidade representa quando se trata do emprego de técnicas estratégicas. Aqui, com eles, ocorre o que nós, publicitários, buscamos, que é a possibilidade de atuar sem errar”. O presidente ainda completou, “guardadas as devidas proporções, há muitas coincidências de atuação entre os dois grupo de profissionais”.

Tais coincidências foram abordadas na palestra do capitão Evane. “Aqui nós temos muito em comum com vocês, publicitários e demais profissionais de comunicação, pois em todas as nossas atividades operacionais temos o nosso cliente, realizamos o briefing, analisamos o feedback e buscamos criar a nossa identidade”, comparou Evane, citando termos bastante presentes no cotidiano do profissional do marketing.

Além da palestra os participantes puderam participar de uma aula de tiro, fazer a análise do alvo, receberam homenagens, sorteio de brindes e jantar com cardápio chinês.

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