O Fórum da Comarca de Várzea Grande receberá, entre os dias 9 e 11 de dezembro, as pessoas envolvidas em 154 processos para a realização do primeiro mutirão do seguro do trânsito (DPVAT). As partes serão convidadas a comparecer ao Fórum em horário pré-determinado para participarem de conciliação.
Durante o mutirão, médicos estarão a postos para realizar perícias, que serão submetidas à análise dos advogados e das próprias partes. Dependendo do resultado da perícia, os envolvidos poderão firmar um acordo, para apreciação do juiz competente.
De acordo com o juiz Luis Otávio Pereira Marques, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Várzea Grande, por meio do mutirão as pessoas poderão receber o valor referente ao seguro, bem como o ressarcimento dos valores gastos com medicamentos, por exemplo.
"Mutirões como esse têm se tornado cada vez mais frequentes. Esse tipo de projeto tem como objetivo conscientizar a população que o melhor caminho é o diálogo, o acordo. Existem alternativas além da judicialização. Métodos de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, possuem muitos benefícios", disse o magistrado.