A VIII Jornada de Estudos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) será realizada, hoje e amanhã, no Fórum da Comarca do município. O evento é realizado em parceria pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam).
Hoje, às 14h, haverá a abertura do evento com as falas do presidente do TJ, desembargador Paulo da Cunha; e da vice-presidente do Tribunal, desembargadora Clarice Claudino da Silva. Depois serão apresentados o planejamento estratégico e plano de trabalho de gestão do Judiciário, bem como o plano de expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Logo após serão recebidas as demandas dos magistrados da comarca.
No período noturno ocorrerá a abertura da Plenária Pública e em seguida será proferida palestra sobre Modernidade, Magistratura e Direitos Humanos, a ser proferida pelo juiz aposentado do TJ e primeiro juiz da Comarca de Sinop, Antônio Paulo da Costa Carvalho. Em seguida, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Cláudio Allemand, falará sobre Processo Judicial Eletrônico – PJe. Após a palestra haverá a entrega de títulos de Cidadão Sinopense pela Câmara Municipal de Sinop, na sede da Casa de Leis da cidade, e, em seguida, o encerramento da Plenária Pública.
No sábado pela manhã haverá o debate sobre a palestra Modernidade, Magistratura e Direitos Humanos, conduzido pelo juiz Antônio Paulo da Costa Carvalho.
A Jornada de Estudos tem como objetivo discutir a realidade do Poder Judiciário em cada região do Estado em prol dos magistrados, da comunidade, dos servidores e dos jurisdicionados.