A Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Sinop recebeu, há pouco, na câmara de vereadores do secretário estadual Alexandre Bustamente a medalha “Mérito da segurança Pública”, que é considerada a maior honraria concedida pelo governo do Estado para reconhecer destaque no fortalecimento da segurança. A Regional que também é formada por Sorriso, Vera, Feliz Natal, Cláudia, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Ipiranga do Norte e União do Sul reduziu em 44% os números de roubos e 9% os de homicídios até dezembro de 2019, ante a 2018. No ranking-geral, Sinop alcançou a terceira colocação na redução de criminalidade. A primeira foi Alta Floresta.
Foram homenageados, o 1º sargento Ed-Carlos dos Santos do 1º pelotão de Força Tática do Comando Regional, 1º PM sargento Antônio Carlos Ferreira do 2º pelotão da Força Tática, 2º sargento Thelmo Silva Gomes do 11º batalhão, 3º sargento dos bombeiros Washington Vicent, os policiais civis Claudevan Alves dos Santos e Raynel Ramalho Mozer. Também receberam as medalhas os peritos criminais Igor Gladki e Marcos Waechter. Durante a cerimônia também houve moção honrosa a Cristina Martins de Moura esposa e aos filhos do médico legista Guido Céspedes, que atuava no Instituto Médico Legal (IML) de Sinop e faleceu devido a complicações por Covid-19.
“Hoje entregamos a medalha aos profissionais da segurança que tiveram êxito na redução da criminalidade em todo o Estado. A equipe da Risp de Sinop ficaram em terceiro lugar na redução de roubos demonstrando competência, comprometimento e capacidade técnica. Concorreram com 14 Risp e Sinop ficou em terceiro. É sinal da ajuda da sociedade, os profissionais que estão, para cada vez mais a sociedade tenha segurança melhor em relação à proteção do seu patrimônio, guarda das vidas. O mérito é da sociedade, quem ganha é ela. O trabalho da segurança pública é transferido para a sociedade com sensação de segurança e menos quantidade de crimes. O governo do Estado faz sua parte melhorando a qualidade das viaturas, dando melhores condições de armamento, treinamento, capacitação e tecnologia”, disse, há pouco, em entrevista coletiva, o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
A medalha é mérito aos integrantes da Risp que atingiram maior redução anual em percentual da taxa de 100 mil habitantes no ano de 2019. Foi estabelecido porcentual igual ou maior que 5% nos números de roubos e homicídios. “Agradeço a iniciativa da secretaria em estar homenageando e reconhecendo o trabalho daqueles profissionais que estão na linha de frente, no dia a dia, no enfrentamento direto a criminalidade. É extremamente importante o reconhecimento que trás para a gente que está nessa labuta, motivação para os profissionais darem o melhor. A Risp de Sinop ficou em terceiro lugar em roubos, mas lembrando que os furtos e homicídios também diminuíram em relação a 2018. Tenho certeza que 2020 será melhor ainda”, disse o comandante da Polícia Militar em Sinop e coronel Wesney de Castro Sodré.
Compõem as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.