sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Comandante dos bombeiros de MT designa coronéis para novas funções

PUBLICIDADE

Um dia após assumir o comando do Corpo de Bombeiros, o coronel Aderson Barbosa, redistribuiu os coronéis que ocupam as funções nas diretorias de Administração Institucional (DAI), Operacional (DOp), Ensino Instrução e Pesquisa (Deip), Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP). As funções de comandante geral adjunto e corregedor também têm novos titulares.

Durante a transmissão de cargo, o coronel Julio Rodrigues, que assumiu a DAI falou da complexidade da diretoria e da importância dela para a instituição, pois segundo o coronel, a DAI absorveu as funções do comandante geral adjunto, na esfera administrativa. Estão subordinadas a essa Diretoria, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas – BM/1; Secretaria das Comissões de Promoções; Coordenadoria de Assistência Social – BM/2; Coordenadoria de Articulação e Integração Comunitária – BM/3; Coordenadoria de Logística e Patrimônio – BM/4; Coordenadoria de Comunicação Social – BM/5; Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Projetos – BM/6; Coordenadoria de Tecnologia da Informação – BM/7; Coordenadoria de Legislação e Doutrina – BM/8; Coordenadoria de Finanças – BM/9 e Coordenadoria de Ajudância Geral – BM/10.

O coronel lembrou que o modelo antigo, que tinha o Chefe do Estado Maior Geral (CHEMG) como o administrador geral da instituição ficou ultrapassado e que agora, quase todas as atribuições foram concentradas nessa diretoria, que ganha nova identidade. "Assumo a DAI, por aceitar um novo desafio em minha vida profissional e também por estar a quase sete anos na área operacional da instituição", pondera.

Segundo o coronel, a diretoria precisa realizar alguns ajustes de atribuições em consonância com as outras diretorias que ainda não estão claramente definidas. "temos que fazer ajustes nas atividades operacionais, ainda tem alguns conflitos de competência, clareza, mas o mais importante é que estamos cumprindo nossa maior missão que é o atendimento a população", avalia.

Na avaliação do diretor, na DAI, existem alguns desafios a serem concluídos, como exemplo citou as atribuições das diretorias que não estão especificadas em legislação, concluir o regulamento de uniformes, melhorar a Lei de Organização Básica, definir melhor o Quadro Operacional que está defasado e não aloca as praças nas diretorias. Aprimorar o sistema de aquisições, com compras atreladas a uma assistência técnica, como exemplo cita a necessidade quase diária de manutenção nos aparelhos desencarceradores e viaturas.

Outra situação que o coronel Julio Rodrigues mencionou está relacionada ao uso de caminhonetes como viaturas operacionais. "Temos que avaliar se esses veículos nos atende como viaturas operacionais, nossas viaturas são especificas e estamos fazendo adaptações em caminhonetes para suprir os caminhões leves".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE