A Colonizadora Sinop, através de uma ação social, distribuiu revistas, nas escolas públicas, que traz em seu conteúdo fatos e fotos históricos sobre a cidade e a região norte de Mato Grosso. Hoje, a escola que recebeu as cópias das últimas duas edições, foi a EMEB Belo Ramo.
Ao todo, 17 escolas receberão as cópias, até o final da programação de atividades sociais que estão sendo desenvolvidas pelo Grupo Sinop. O objetivo principal desta ação é manter viva a história de Sinop, contada por quem participou da colonização.
"São publicações com informações ligadas a evolução cotidiana. As entrevistas com pioneiros relatam partes importantes da história, de como determinados fatores influenciaram na construção do que vemos atualmente. Também destacamos personalidades que levam o nome de Sinop além de nossas fronteiras estaduais, entre tantas outras informações contidas na revista", informou a assistente de marketing da Colonizadora Sinop, Cristine Werlang, por meio de assessoria.
O acervo, segundo o historiador Luiz Erardi, "enriquecerá o museu, que é um receptáculo de tudo que aconteceu e acontece em todas as áreas do município".