A serpente do gênero Chironius, conhecida popularmente como “cobra-cipó”, foi capturada na área externa de uma residência, ontem à tarde, na avenida Teles Pires, no bairro São José Operário, em Alta Floresta. O caso foi comunicado por moradores ao Corpo de Bombeiros. Conforme o registro, o proprietário da casa encontrou o réptil no quintal, em meio a alguns brinquedos infantis.
Com a chegada dos militares, foi realizada a retirada do animal, com o auxílio de um gancho e pinça de manejo, sem maiores dificuldades. Em seguida, foi feita verificação rápida e constatado que aparentava estar saudável, além de não possuir ferimentos visíveis. Ela foi colocada em recipiente adaptado para seu transporte e levada a área de mata, fora dos limites da cidade, onde foi feita a soltura.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, especializada em pesquisa e desenvolvimento na área de ciências biológicas, a cobra-cipó é considerada uma espécie muito agitada e geralmente foge no momento em que é notada. É muito arisca e pode morder. Ela possui como coloração característica o verde, sendo facilmente confundida com o ambiente, pois passa a maior parte do tempo entre árvores e arbustos.
Ainde de acordo com a Fiocruz, elas chegam a atingir cerca de 1,20m, com um corpo fino e ágil. Sua alimentação normalmente consiste em pequenos anfíbios, como pererecas. Sua reprodução é ovípara, podendo colocar entre 15 e 18 ovos, com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.