A atividade do setor de base florestal foi tema de exposição fotográfica inédita, organizada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem). A exposição denominada "Passo a passo do Manejo Florestal Sustentável" reuniu 18 imagens e apresentou todas as etapas dessa prática, ambientalmente correta, utilizada pelo setor florestal na colheita da madeira. A abertura da mostra ocorreu, na quinta-feira (25), na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá.
Na ocasião, os presidentes e demais membros dos oito Sindicatos que compõem o setor no Estado viram retratados os processos da atividade de base florestal em Mato Grosso.
Como observa o superintendente de Gestão do Cipem, Ramiro Azambuja, as imagens traduzem todo o processo de colheita da madeira. "Nossa intenção é que a exposição consiga transmitir a realidade da atividade de base florestal, começando pela extração". Próximo passo será retratar a fase de beneficiamento, levando a exposição até às indústrias.
A exposição vai percorrer diversos municípios mato-grossenses, incluindo Juína, durante a 7ª Feira de Móveis e Madeira (Femmad). Azambuja explica que a tentativa de esclarecer a sociedade sobre o funcionamento da atividade madeireira em Mato Grosso já havia resultado num livro e exposição intituladas "Os guardiões da Floresta".
Para captar as imagens expostas nessa mostra o repórter fotográfico, Ednilson Aguiar, relata que visitou vários projetos de manejo florestal nas cidades de Colniza, Nova Bandeirantes, Nova Maringá e São José do Rio Claro. "Acompanhei todo o processo extrativo e esse trabalho rendeu mais de duas mil fotos".