O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), responsável por atender chamados de emergência, recebeu 36.342 trotes em Cuiabá e Várzea Grande, no período de um ano. Deste total, 22,9 mil chamadas foram feitas por adultos e 13,4 mil por crianças.
Os dados foram registrados do início de fevereiro do ano passado até fevereiro deste ano. Neste período, foram 829.630 ligações recebidas pela unidade vinculada à secretaria de Segurança Pública. A quantidade de trotes representa cerca de 4% do total de chamadas.
O coordenador do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, ressalta a importância da conscientização sobre as consequências desta prática. “O trote e a mobilização desnecessária das forças de segurança podem gerar danos a quem realmente precisa de atendimento. Enquanto uma linha é ocupada por uma falsa denúncia, alguém em situação de emergência, com uma ocorrência verídica, pode estar à espera”, ressalta.
O Ciosp realiza a orientação a população e solicitantes em geral já no início do atendimento por meio de gravação telefônica.
“Além do alerta logo no início da ligação, os atendentes da linha de emergência são treinados e capacitados para identificar trotes com muita cautela, para certificar que a chamada é verdadeira, fazendo, assim, uma sequência de perguntas no início da conversa”, explica o assessor técnico do Ciosp, Leandro Alves.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.