O novo anfíbio foi identificado pelos cientistas na cidade de Pontal do Araguaia (524 quilômetros de Cuiabá). Devido ao local onde foi encontrada, a perereca recebeu o nome de ‘Pithecopus Araguaius’. De acordo com a BBC, a nova espécie foi identificada graças a extensos estudos de DNA e análises morfológicas (da aparência do animal), além de dados acústicos dos sons emitidos pelo anfíbio. A descoberta foi publicada da revista científica Plos One, nos Estados Unidos.
De acordo com os pesquisados, agora há 11 tipos de pithecopus documentados, sendo o araguaius o mais novo deles. Algumas pererecas desse gênero preferem altitudes mais elevadas, o que também as diferenciam da araguaius, que habita terras baixas. O animal primeiro foi avistado pelos pesquisadores ligados às universidades Unicamp, em São Paulo, e Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais – em estudos de campo em 2010.
"O reconhecimento da araguaius é importante para o conhecimento da riqueza de anfíbios e diversificação de padrões nessa região", diz trecho do artigo publicado no site da Plos One.