A Associação Mato-grossense dos Municípios garantiu, através da Central de Projetos, a concretização de diversos investimentos em Ipiranga do Norte. Ontem, o prefeito Pedro Ferronatto vistou a entidade para acompanhar o andamento dos projetos de um pórtico para a cidade, de ampliação e troca de cobertura de escolas, da feira municipal e de uma despolpadeira para a agricultura familiar. Todos somam mais de R$ 600 mil e estão em fase de elaboração ou conclusão.
Prefeito de primeiro mandato, Ferronatto afirmou que os serviços prestados pelos profissionais da AMM possibilitaram a aplicação de emendas parlamentares e recursos próprios, sem custos adicionais para a prefeitura. “Para os municípios menores, os custos de elaboração de projetos de engenharia pesam no orçamento das prefeituras e acabam impossibilitando alguns investimentos”, ressaltou.
Em parceria com o Instituto de Assistência de Desenvolvimento (IAD), a AMM oferece aos municípios associados a elaboração de projetos nas áreas de saúde, turismo, educação, social, agricultura, esporte, lazer, agroindústrias e pavimentação. A Central de Projetos conta com uma equipe ampla de prestadores de serviços, como engenheiros civis, sanitaristas, eletricistas, arquitetos e urbanistas, que elaboram e acompanham a execução das obras, inclusive em casos de licenciamento ambiental.
Conforme explica a coordenadora de Técnica e de Projetos da instituição, Ana Catarina Souza, o objetivo é fornecer aos municípios as condições de pleitear recursos para a execução de obras. “Existe uma grande demanda por projetos de engenharia para convênios com os governo federal e estadual, além de aplicação de emendas parlamentares, que é atendida pela Central de Projetos da AMM”, explicou.