Cerca de 5 mil alunos de escolas públicas de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte) devem ser contemplados pelo ciclo de palestra de prevenção ao uso de drogas, iniciadas no município, no dia 30 de junho, quando também ocorreu a 2ª Caminhada de Prevenção ao uso de drogas, abrindo simbolicamente o evento.
As atividades são promovidas pela Polícia Judiciária Civil, por meio do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, com a Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Rotary Clube, Pastoral da Crianças, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), e outros parceiros.
No ano passado, o trabalho alcançou mais de 3,5 mil crianças, adolescentes e jovens das unidades de ensino do município. O investigador da Polícia Civil, Marcos Moura, é o coordenador do projeto De Cara Limpa Contra as Drogas no município e destacou que as palestras são feitas por policiais voluntários, em horário de folga, nas escolas tanto da cidade quanto da zona rural.
Conforme o policial, o objetivo das palestras é esclarecer aos estudantes acerca dos prejuízos causados pelas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. “Esse papel deve ser de todos. A sociedade deve contribuir cada um fazendo a sua parte”, afirma.
“É um trabalho envolve a família, os alunos e professores. É na casa que os pais começam a trabalhar porque a gente vê que droga está aí todo dia. Também fazemos esse trabalho com os professores. Nas palestras explicamos a eles que precisam manter a discussão em sala de aula, para que fique um trabalho mais efetivo. São eles que percebem quando os alunos estão problemas relacionados a drogas”, completou o policial.
Neste ano, agentes de saúde da Secretaria de Saúde estão reforçando as atividades, ajudando a levar a mensagem junto às famílias que visitam diariamente. As informações são da assessoria.