O diretor do Fórum de Sinop, juiz Cleber Luis Zeferino de Paula, decidiu suspender o expediente nesta quarta-feira, em razão da forte chuva que caiu ontem à noite. A tempestade causou inundações nos gabinetes e salas das secretarias.
Além disso, também foram verificados danos na rede elétrica e na estrutura do prédio. Ao suspender o expediente, o magistrado citou “a frágil situação das instalações do Fórum da Comarca de Sinop”.
Com a suspensão das atividades nesta quarta-feira, o prédio passou por avaliação e reparos dos danos causados pela chuva.
Em outubro do ano passado, Cléber Luís Zeferino de Paula afirmou, em entrevista, ao Só Notícias, que está foi descartada a possibilidade de cancelar a construção do novo fórum da comarca de Sinop, no bairro Aquarela das Artes, que terá aproximadamente 12 mil metros quadrados. Ele detalhou, no entanto, que houve necessidade de readequação do projeto.
A suspensão da licitação para construção de novo fórum foi feita pelo Tribunal de Justiça, em dezembro de 2019. A prefeitura de Sinop chegou a assinar convênio com tribunal em julho do mesmo ano para fazer a licitação e contratar empresa de engenharia e construir o empreendimento. O judiciário repassaria R$ 41,6 milhões. A prefeitura doou o terreno, de 40 mil metros quadrados, escriturado.
A sede atual, no centro, já é pequena para comportar a estrutura. São, atualmente, 12 varas e não há mais espaço para ampliação. Com a construção do novo Fórum, devem ser implantadas mais 6 varas, com mais magistrados e servidores.