As chuvas torrenciais tem causado estragos no município de Barra do Bugres (região Médio Norte). O rio Paraguai transbordou e destruiu 15 pontes que ligam o perímetro urbano a rural. Ao menos, nove comunidades ficaram ilhadas. De acordo com o prefeito Raimundo Nonato, das 20 pontes que fazem a ligação da cidade com a zona rural, apenas cinco resistiram às chuvas. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas aproximadamente 800 famílias ficaram ilhadas.
As comunidades afetadas são Morro Redondo, Vão Grande, Vermelho Grande, Cabaça, Lambari, Nova Fernandopolis, além dos assentamentos Jatoba, Antônio Conselheiro e Campo Verde. Além dos prejuízos materiais registrados pelo município e pelas famílias atingidas, a prefeitura está com dificuldades em realizar o transporte das crianças à escola assim como o comércio em receber produtos para comercialização.
Por isso, o município comunicou estado de emergência à Defesa Civil. Isto porque, se as chuvas continuarem, a tendência é que faltem, até, alimentos para as famílias dessas comunidades.
A quantidade de chuvas registradas também causaram prejuízos no perímetro urbano. Crateras se formaram tanto nas ruas asfaltadas quanto nas sem pavimentação da cidade. A BR-247, que liga Barra do Bugres a cidade de Lambari D’Oeste, também está em situação calamitosa.
O rio Paraguai que corta o perímetro urbano, no entanto, ainda não é uma ameaça. Mas a defesa civil do local está monitorando a evolução do volume das águas, visto que faltam 2 metros para o rio atingir a base da ponte.