A secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, informou, esta tarde, que após fortes chuvas que atingiram o município, no final da manhã, provocaram o surgimento de um buraco no asfalto, no cruzamento entre as ruas dos Desbravadores e Lupicínio Rodrigues. O tráfego no local está parcialmente interditado. Foram colocados cones e fitas para sinalização. De acordo com a assessoria, o serviço de recuperação terá início nesta quarta-feira. Não foi informado o prazo para liberação total da via.
As fortes chuvas também causaram outros transtornos, recentemente, com ruas e avenidas alagas na área central, dificultando o trânsito. No bairro Kaiaby houve erosão e há necessidade de execução imediata de obras emergenciais, na Avenida Oregon.
Mas o problema maior foi na área rural, em algumas estradas vicinais que ficaram em situação crítica. Técnicos da Defesa Civil do Estado encerraram o monitoramento dos pontos críticos e emitiram um relatório de visita técnica que deverá ser levado ao Governo Federal em busca de recursos financeiros imediatos. As solicitações vão seguir uma ordem de urgência pela necessidade e dimensão do serviço iniciando pelo bairro Kaiaby e a ponte sobre o Rio Verde, na MT-560, que liga Sorriso ao município de Tapurah. A recomendação da Defesa Civil foi para proibir imediatamente o trânsito de caminhões mais de quatro toneladas.
“Este ano já passamos de 1000 milímetros de chuvas, extrapolando em 40% a previsão para 2018. E ainda temos uma previsão de mais 300 milímetros de chuva para o mês de abril, o que deve resultar em um índice pluviométrico 60% acima da média prevista para todo o ano”, expôs, esta semana, o sargento Wagner Soares, do Corpo de Bombeiros e que faz parte da equipe da Defesa Civil.
(Atualizada às 14:50h)