A intensidade das chuvas nos últimos dias resultou no surgimento de buracos em alguns trechos da BR-163. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), o percurso mais danificado fica entre os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo (200 km de Sinop).
O coordenador do órgão no Nortão, Nilo Fleury, disse que já enviou uma equipe para a região, onde fará uma operação de tapa-buracos. Ele também alertou que os motoristas tomem cuidado para evitar maiores danos em seus veículos e também acidentes. Equipes também estão em alerta caso ocorram maiores problemas.
No ano passado as fortes chuvas provocaram erosões em alguns pontos da rodovia, chegando a ficar interditada entre os municípios de Terra Nova Norte e Peixoto de Azevedo por quase dois dias. No local formou-se uma cratera de mais de 9 metros de extensão por 5 de profundidade.
As obras de recapeamento da pista, entre Sinop e Nova Santa Helena, foram paralisadas por alguns dias. “Está chovendo muito e vamos aguardar uma trégua”, explicou Fleury. Até o momento, já foram recuperados 8 km. O total a ser executado é de 15 km, principalmente nos locais mais danificados.
Equipes também continuam fazendo a troca de placas e melhorando a sinalização da rodovia. A redemarcação já foi concluída, até Guarantã do Norte.