A Controladoria-Geral da União (CGU) estrutura e implanta controles internos eficazes na atividade de assistência farmacêutica nas prefeituras de Mato Grosso. O órgão esclareceu em nota, que estão sendo disponibilizados referenciais de controles internos adequados para aprimoramento.
De acordo com a CGU, as orientações apontam sistema de gestão operacional, referencial de preços de medicamentos, modelos de normativos, editais, entre outros. “Também serão realizados treinamentos, capacitações, monitoramento e revisão de etapas, a fim de mensurar e avaliar o impacto das ações realizadas e apontar oportunidades de novos aperfeiçoamentos”, é destacado.
A órgão informou ainda que “os trabalhos de auditoria já foram concluídos e o grau de maturidade na assistência farmacêutica está sendo consolidado para disponibilização no portal do Tribunal de Contas”..
De acordo com a controladoria, “em oficinas realizadas na segunda fase, foram capacitados cerca de duzentos servidores da CGU de 98 municípios, nos meses de fevereiro e março deste ano”.