PUBLICIDADE

Cerca de 400 empresários de MT participam da Caravana de Inovação do setor florestal

PUBLICIDADE

Empresários de 400 indústrias do setor de base florestal da região Noroeste de Mato Grosso terão oportunidade de esclarecer dúvidas e buscar informações relacionadas à atividade durante a Caravana da Inovação (CI) 2013, promovida pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), evento começou hoje e vai até 12 nos cinco municípios que compõem a base do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste (Simno). São eles: Brasnorte, Cotriguaçu, Juruena, Colniza e Juína. Além das reuniões que serão realizadas em cada cidade, os integrantes da CI irão visitar as indústrias da região.

Na edição deste ano foram mobilizados a participarem do evento os representantes das secretarias de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), de Meio Ambiente (Sema) e de Fazenda (Sefaz), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Assembleia Legislativa.

O superintendente de Gestão do Cipem, Ramiro Azambuja, esclarece que além de levar informações adicionais para os empresários do setor, será feita uma prestação de contas da última Caravana, que foi de Sustentabilidade, realizada em 2012. Azambuja lembra que na época foram identificados 16 pontos que interferiam na atuação do setor, como o acúmulo de projetos de manejo retidos na Sema. "Conseguimos desafogar esse volume de projetos que dependiam da aprovação e liberação da Sema". Outro pleito do setor atendido foi o reajuste do teto do Simples Nacional para 2,4 milhões na esfera estadual. Ele reforça que o foco do Cipem é a indústria e que o objetivo da Caravana é levar orientações sobre inovação e alternativas de fortalecimento do setor, como os Arranjos Produtivos Locais (APLs)".

De acordo com o presidente do Simno, Roberto Rios, os empresários do setor de base florestal da região noroeste do Estado cobram soluções para as más condições das estradas, a baixa oferta de mão-de-obra especializada, a alta carga tributária incidente sobre o setor, a escassez de linhas de crédito específicas para o segmento e a demora na liberação dos projetos de manejo. "Temos grandes expectativas com a Caravana da Inovação, porque os empresários têm muitas dúvidas e cobranças". Na região, a indústria madeireira gera cerca de quatro mil empregos diretos.

Confira a programação da Caravana da Inovação:
09/04 – Brasnorte – 17h – Reunião no Auditório da Câmara Municipal
10/04 – Cotriguaçu – 19h – Reunião no Auditório da Câmara Municipal
11/04 – Juruena – 10h – Reunião na Escola Dom Aquino Correia
11/04 – Colniza – 19h30 – Reunião na sede do Simno
12/04 – Juína – 20h – Reunião de encerramento na sede do Simno

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE