Durante o 31ª Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, que começa neste hoje e se estenderá até 13 de agosto, a cidade terá um reforço de 120 policiais militares nos dias de shows. Na área urbana, desenvolvendo ações preventivas e repressivas, os policiais atuarão a pé, em carros e motocicletas. Equipes do Batalhão Especializado ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) também estão sendo designadas para trabalhar na segurança dos turistas e moradores.
O comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, major Hernandes da Silva Magalhães, explica que a prevenção é o foco principal da “Operação Festival de Inverno”.
As ações incluem: inibir conflitos gerados pelo consumo excessivo de álcool, vetar pessoas que beberam na direção de carros, além de reprimir roubos, furtos e outros crimes.
O major Magalhães observa que o plano de segurança voltado ao festival não interfere no policiamento ordinário, ou seja, nas rondas e atendimentos cotidianos nos bairros e outras áreas do município.
Na MT-251, o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) montará três pontos extras de fiscalização. Além do posto fixo do KM-16, os policiais estarão monitorando os trechos com possibilidades de aumento da velocidade e riscos de acidentes.
O comandante-adjunto do BPMTran, major Osmário Cícero de Oliveira Júnior observa que o objetivo é fazer o trânsito fluir com segurança, sem congestionamento e dentro da velocidade permitida.