O Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde, voltou a realizar exames de raio-x. O serviço foi reativado, este mês, após ficar mais de dois anos sem contrato e manutenção. Além disso, o setor de ultrassonografia foi alterado para melhorar o atendimento.
A diretora do Cermac, Marly Akemi Shiroma, destaca que a retomada do serviço de radiologia é fundamental para o funcionamento da unidade e para o tratamento dos pacientes. “Nossa proposta é ser referência estadual para os serviços de média complexidade e reativar este serviço como suporte diagnóstico é de grande valia no sentido de contribuir para os cuidados à saúde de pessoas que estão em processo de adoecimento, para que possa auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças”.
Segundo ela, o serviço de radiologia ficou suspenso durante seis meses por necessidades de manutenção do equipamento e depois por mais de um ano e meio por falta de contrato com o serviço de dosimetria. A dosimetria mede o nível de doses de radiação recebida pelo profissional durante o tempo de exposição ocupacional, sem esse serviço o setor não pode funcionar conforme os padrões de biossegurança.
“Aproveitamos o momento de retomada do setor de raio-x e fizemos também uma mudança física do setor de ultrassom, para otimizar espaço físico e recursos humanos”, afirma Marly explicando que desde o início do mês de novembro a Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) do Cermac passou a funcionar em setor único.
O setor de radiologia atende com a capacidade média de realizar 660 exames de raio-x simples por mês e o setor de ultrassom atende com a capacidade média de realizar 650 exames. São realizados os seguintes exames: US tireóide/dopller transvaginal/mamas/gestacional; USG Doppler Venoso/Arterial e Carótida; Ecodopplercardíaco transtorácico; US músculo esquelético/articulação (punho, ombro, tornozelo)/trans retal de próstata/ bolsa escrotal/bolsa escrotal com dopller/região inguinal/parede abdominal; Dopller de artérias abdominais /renais; US Próstata – via abdominal; US Trans retal de Próstata; Raio-X.
Os exames são realizados por profissionais especializados, mediante agendamento nas unidades de saúde, por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).